sexta-feira, 29 de outubro de 2010

E aí!
Então meu, hoje tem umas novidades! O pessoal aqui acho que foi com a minha cara! Acabei de voltar do meu role por aqui! heheh. A fisioterapeuta queria me ver andando pra me dar alta! Fui eu, ela e a minha árvore de natal – minha mãe chama assim meu tripé cheio de "brinquedos"! Aí a fisio disse que vai falar pros médicos que eu estou beleza.
                E mais cedo, tipo umas 11h, veio o Dr. Rodrigo. Estou cada vez mais fã desse cara! Além das habilidades profissionais, que tem que ser muitas pra fazer o que ele faz né, (ainda como se fosse simples – e ele tem 39 anos só!), ele tem muita facilidade de lidar com o paciente. E olha que tenho experiência em relação com médicos né... infelizmente heheh. Mas sério, o cara respeita sua situação, é gente fina, mostra sincera preocupação com cada coisa que você se queixa. Na verdade é difícil explicar o porque o cara é bom nesse sentido da relação médico-paciente, mas enfim, sei lá, ele ao mesmo tempo que é um puta médico (rolou até um jantar em que o governo de Indiana homenageou ele por serviços prestados!), é super humilde, sem frescura. Muito legal mesmo ter esse cara sendo responsável pela minha recuperação, fico bem tranqüilo. Aliás, uns dias atrás, ele veio me dizer que eu tava famoso aqui no hospital. Eu tinha sido o centésimo caso de transplante multivisceral aqui do hospital! Ele até falou, zuando, que eu deveria me preparar pra entrevistas e tal heheh. Ele acabou de vir aqui rachando o bico que uma das enfermeiras chegou pra ele e falou "e aí, beleza?" heheh eu que ensinei!
                Mas então, voltando, ele veio aqui cedo e fez aquele exame escope, da camerazinha no meu intestino. Aí ele falou que tá perfeito. Porque é o seguinte: o intestino tem nas suas paredes umas ranhuras, uns relevinhos, que são por onde são absorvidos os alimentos e feita a digestão. Quando o intestino está zuado, essa parede é lisa, tudo o que você come passa reto ali... diarréia. E ele, com essa camerazinha, me mostrou essas ranhuras estão lá, o que quer dizer que o intestino foi aceito aqui dentro... sou um bom anfitrião! E então me liberou pra comer comida mesmo. Posso comer frango, macarrão, purê de batata, arroz, essas coisas... falou pra evitar só coisas com muita fibra e derivados de leite. Mas animal né, já posso comer várias coisas sólidas, meu! E não só para degustar e depois ficar com a pele ardendo!
                Só que ainda não estou sentindo muita fome. Vamos ver hoje, mais tarde. Agora eu tomei iogurte (é derivado do leite mais pode, ele falou) e um suco de limão (aliás, o mais próximo de um suco de verdade que eu já tomei aqui!). Aí, agora pouco, o Rodrigo voltou aqui com outros médicos. Ficava falando “olha só como o cara tá bom, tá zerado!”. E agora a maior barbárie que eu ouvi hoje. Ele falou que já posso sair na 3ª. ou 4ª. feira que vem! É, ir pra casa mesmo, sair fora do hospital! Nem acreditei, meu! Vai ter completado 17 dias desde a cirurgia! Está acontecendo tudo muito rápido, estou impressionado, de verdade. A enfermeira disse que acha que é recorde!
                Agora começa pra valer a nova fase! Estou meio confuso até. Antes, eu não podia comer nada... agora eu tenho que comer! E, se você pensar que fiquei um ano assim, essa condição ficou meio que sendo o meu “normal” né... Eita porra! É muita novidade em muito pouco tempo. Sem querer dar uma de louco, mas se for pensar, eu não sou responsável pela minha alimentação a um ano né... colocam um tubo em mim e boa. Mas, nossa, acho que é papo de doido mesmo, porque ver um prato de comida como responsabilidade é demais. É que antes, em casa, eu tinha vontade de comer tudo, agora não estou com aquela fome, num tenho vontade de comida esses dias. Aí dá um frio na barriga. Mas acho que é porque ainda estou tomando alimentação parenteral e enteral, que me nutrem né.
                Mas meu, de qualquer forma, agora é o verdadeiro começo do fim do pior ano da minha vida! É, porque por melhor que seja isso tudo que está acontecendo, o fim mesmo vai ser quando tirar a bolsa de colostomia. E isso vai ser provavelmente uma semana, dez dias antes de voltar pro Brasil. Mas é isso aí, esse fim tá próximo. Mas nunca vou, nem quero, esquecer tudo o que aconteceu e está acontecendo... aliás, logo mais continuo a contar a epopéia né... um dia acabo de contar! heheh
                Ah, agora vou escrever o lance da minha vó. É tipo um poeminha. Eu digo “tipo” porque eu não manjo nada desses lances de métrica e tal, só tive vontade de escrever quando cheguei em casa, porque foi um lance muito forte ver a minha vó naquela “casa de repouso”, com um monte de velhinhos, assistindo Raul Gil. Lembro que cheguei na casa e falei que vinha visitar a D. Áurea, aí a mulher me apontou a vó, e eu falei "não, é Áurea a minha vó". Eu não a reconheci. Me senti muito mal por não ter reconhecido minha vó. Mas, de verdade, não dava pra reconhecer. É assim:
Seu mundo é inteiro um cuidado branco
Mas muito pequeno para alguém tão calejada
Seu coração bate, mas a cabeça ficou de canto
E sua alma se deita, de costas pra estrada

Meu olhar não encontra dela quase nada
Nem um sorriso, um brilho, um calor
Tudo isso é passado, qualquer prazer ou dor
Penso se ela apenas espera, cansada
Ou se ainda vive em emoções guardadas

É isso aí! Uma pequena homenagem pra minha grande Vó Áurea!

Um beijo pra todo mundo!

17 comentários:

  1. Rezinho,
    Vc me emocionou mais uma vez, pra valer. Alegria, maravilhamento, emoção...vontade de te pegar no colo, Renas. Pegar você e sua mãezinha (já falei isso pra ela). Você merece tudo isso de lindo que está te acontecendo, viu?
    E se o Dr Rodrigo não for muito gordo, pego ele tbm no colo. Agora, mais do que nunca, acho a maior beleza o nome do meu filho.Que Deus continue abençoando esse Médico.
    Com todo nosso carinho
    Tio Gandhi, tia Rosa e todos daqui de casa.

    ResponderExcluir
  2. E, além de tudo, Renas, como se não bastasse, vc é um POETA ! Me fez chorar mais uma vez...
    Tia Rosa

    ResponderExcluir
  3. Renas, to olhando pra tela há uns 20 min. E não sei por onde começar. Sabe quando você liga pra alguém, mas tem tanta coisa pra falar, que acaba dizendo “vou passar aí pra conversar, se não ficaremos uma hora no telefone...”...

    Bom, vou escrever, sem preocupação em “ordenar o raciocínio”.
    A cada dia você nos Surpreende mais. Pela velocidade da recuperação. Humor, que já está “contaminando” até as enfermeiras. Otimista, porém, sempre analisando “todos os fatores”... E agora, revelando o seu lado “poeta”. É sério, não leio muitas poesias, mas são raríssimas (não me lembro de nenhuma), que conseguem transmitir tão bem o sentimento “do autor”. Dá para “visualizar” perfeitamente a “cena”. Parabéns!

    Falando em parabéns! É isso mesmo, 34. PQP, quando vcs ligaram todos ficamos muito felizes e emocionados (juro!). Só vocês mesmo!!!

    Sobre o lance de “retomar a vida comum”, acredito ser perfeitamente compreensível o fato de você ficar “confuso” e até assustado, com coisas simples e deliciosas, como comer.
    Brother, as coisas tão acontecendo muito rápido, é de assustar mesmo. Eu imaginava que pessoas “recém transplantadas”, ficassem meses usando máscaras, extremamente frágeis, ou até ficassem dentro de uma “bolha”, tipo o “Volpone da novela” (não é do seu tempo, desencana). E agora vem o Dr. Rodrigo e diz que vc “ta liberado”? É Maravilhoso e ao mesmo tempo surpreendente/assustador (lógico, no melhor sentido que essa palavra posso ter).

    Ah! Não fiz o comentário antes, pois tive que viajar. Mas, estava ligado no blog pelo “celula”!

    Grande Beijo pra você e pra Tia e vamo que vamo!!!!

    ResponderExcluir
  4. MEU DEUS ESSA SURPRESA DE MAIS UM LADINHO SEU ALEM DE OTIMISTA, BRINCALHAO, TAMBEM POETA...MEU (COMO VC DIZ)~E DE TIRAR O CHAPEU!! EU VI A MAE NAS TUAS PALAVRAS, POIS NO FINAL ELA TINHA ME DITO Q ESTAVA CANSADA DE VIVER..E NAQUELA HORA EU CHOREI COMO AGORA QDO LI SUA POESIA E SO CONSEGUI LHE DIZER QUE ESSAS COISAS ESTAO NAS MAOS DE DEUS E QUE SO ELE SABIA O MOMENTO QUE NOS IRIAMOS EMBORA DAQUI...E AI FIQUEI ABRACADA A ELA PARA CURTIR-LA MAIS UM POUQUINHO... EU SENTI QUE ELA ESTAVA REZANDO PARA ISSO... E ONTEM QDO EU DEITEI REZEI E IMAGINEI ELA AGORA FELIZ AO LADO DO PAI NOS DANDO O QUE SEMPRE FAZIA QDO ESTAVA AQUI...NOS ABENCOANDO..PORISSO QUERIDO RE PODE TER CERTEZA QUE ESSA SUA SURPREENDENTE RECUPERACAO TEM A MAOZINHA DELA SOBRE SUA CABECA TAMBEM.. E OLHE LA SE NAO ABENCOA TAMBEM O DR RODRIGO, NE! EU TO ABENCOANDO DIRETO ESSE CARA...
    OBRIGADA POR SUA HOMENAGEM A "VÓ"
    ELA MERECE BJS COM AMOR
    TIA FLA

    ResponderExcluir
  5. Re, a muito tempo tenho acompanhado pelo seu blog as andancas e maçadas "desventuras" que tem passado.
    Primo realmente fiquei comovido nao só com a sua história nessas convergências, mas com essa grande novidade de melhora que voce teve... fico até com ciume, pois peguei uma intoxicaçao a semana passada de racha o intestino, ai minha minha consciencia lembrava de voce e da luta que passou para ter um...mas tenho certeza que que sua antiga bolsa para suas nessidades nao estava tao pior que meu troninho....kkkk passei uma semana nele!..kkk hoje ate sinto falta!.kkk
    Serio primo, fico muito feliz por sua recuperacao tao repentina, e um tanto aliviado pois sei que sua experiencia foi muito construtiva.
    Me lembro ainda do dia em que fui embarcar para os Estados Unidos, e naquele dia antes fui despedir da vó, pois sabia que nao a veria novamente. Naquela epoca ela ja estava bem debilitada, mas sua alma ainda tinha consciência de estado e situacao. Foi em um momento de proximidade que senti ela me dar um "beijo" e porfim um chocolate do Ferreiro Roche, que proximo de meu ouvido sussurrou: coma caso voce se sinta solitário. Retribui com um beijo segurando minhas balbuceadas de chouro.
    Mas guardei levei este chocolate comigo até, a espera do momento de solidao, e quando ela morreu, comi, e pude em cada gama do sabor daquela humildidade senti-la perto de mim fazendo aquele antigo cafuné para dormir quando era criança. Acordei de um sono de 20 minutos de prazer, mas sao os minutos que nunca mais vou esquecer.
    D + primo, espero que entenda, tive muita sorte de ve-la bem. E nao em uma casa de repouso. Mas lembre-se dela como ela realmente era e guarde em seu coracao, pois dessa sua poesia sao as emocoes guardadas que valem um Ferreiro Roche.
    Beijos te amo, se cuida e boa sorte nessas boas novidades...beijos para a tia também....deixe-nos apar da saga
    Paulo Consoni Garcia

    ResponderExcluir
  6. Primo,

    fico muito contente, muito mesmo, em ler tudo isso...
    Sabe, deu uma vontade e reli todo o Blog...é impressionante ver esta batalha sendo vencida a cada dia...desde o momento em que vc ficou decidido a ver a real possibilidade deste tranplante, das inúmeras dificuldades que passou...algumas que, hoje, até ficam pequenas. Lembra aquele dia em que o telefone tocou de madrugada?

    ResponderExcluir
  7. parabéns renatão.

    tô muito feliz pela sua recuperação.

    vai dá tempo de vc ver o timão campeão aqui no brasil.
    abs.

    fe

    ResponderExcluir
  8. oi Re acabei de ler o seu pema posso camr assim fiquei muito emocionada,obrigado retrata bem a minha mãe acho que ela ja estava cansada de viver, resolveu que esta data ia passar com seu querido marido,hoje liguei para seu pai alias um di assim outro não ligo para ele,para saber noticias de voceis e dele tipo mãe e irmã,se ele esta se alimentado,e como ele esta,tinha leventado tomado cafe lido o jornal,depois deu uma preguisa e deitou novemente ,era 10.30h,que almoçar em casa hoje,mas ele me deu uma noticia maravilhosa que voce tinha feito côco isto merece uma comemoração não acha,bem Re de um beijão na Silvia.e fique com Deus,aqui fico resando,a mais uma coisa sabe o dia da cirurgia era dia de Sta Edvirges pedi muito para ela de abençoar. mais uma vez beijosss

    ResponderExcluir
  9. "AÍ SIM,FOMOS SURPREENDIDOS,NOVAMENTE"!!!!

    Renas,tô sem palavras...!!!É mesmo impressionante...vc se supera a cada dia;seja na recuperação extraordinária,seja no seu humor imbatível...e ainda esta: É poeta!!!
    Mas é mto "coisa fofa",mesmo!!!
    Vc merece ganhar o prêmio Nobel da Superação...se é que ele existe,né?Mas que merece,merece!!!

    Santinha,vc tbm merece todos os prêmios do mundo!!De verdade!!

    Que Deus continue ao lado de vcs!!!Bjs,queridos!!
    Kamila

    ResponderExcluir
  10. Rê, nem sei o que dizer...só sei que estou muito feliz por tudo!
    Tenho certeza que o Dr.Rodrigo é um enviado de Deus na sua vida.

    Beijos,

    Tia Ana, Tio William e agregrados.

    ResponderExcluir
  11. seu irmão acabo d liga... o du,

    man.. me diz qual a sensação de voltar a filosofar sobre o trono?
    hehehe

    ResponderExcluir
  12. RENAS BILLY,

    NUNCA UM COCÔ FOI TÂO COMEMORADO!!!! aliás, merecidamente comemorado! GRAÇAS A DEUS!!!!!!!!

    Qdo vocês voltarem, vamos marcar a I FESTA DO COCÔ DO RENAS BILLY!!!!!!

    É, de verdade, sua VIDA de volta, querido!
    Carinho de todos nós..
    Tio Gandhi e tia Rosa.

    ResponderExcluir
  13. Ola Renato e Dna Silvia
    ficamos muito felizes em saber que tudo esta caminhando tao bem....
    e ai vcs ficaram muito assustados com a tempestade da terca feira???agora a temperatura vai comecar a cair de verdade....entao assim que quiserem ir as compras eh so chamar que estaremos ai para ajudar...
    abracos

    Alessandra e Renato

    ResponderExcluir
  14. Muito feliz, Rê.
    Super adrenalina por aqui.

    Grandes vitórias,
    um beijo,

    ResponderExcluir
  15. Renas, tá td indo cada vez melhor...se continuar assim, vamos passar o ano novo todos juntoss!!!=)
    Estamos torcendo...todos os dias!!!
    Sabe, sempre curti demais esse lance de escrever, acho que é pra poucos, e quando leio o que vc escreve, me arrepio!!!
    To com saudade de vcs...
    Dá um beijão na Tia Silvia!!!
    Bjaao

    ResponderExcluir
  16. Natália Vaz Dos Santos publicou no seu Mural.
    >
    > Natália escreveu:
    > "Tia Rosa, tava lendo o blog do Renas; que máximo! to tão feliz com a recuperação dele!!!!!
    > Mto, mto bom isso!!!!!
    > bjosssssssss"

    ResponderExcluir
  17. FESTA DO COCÔ! FESTA DO COCÔ!:)

    Um beijo e uma "coceirinha".

    ResponderExcluir