sábado, 1 de janeiro de 2011

ÚLTIMO DE 2010

Faaaala!

                Pois é, hoje é o úlimo dia do ano! Se sempre essa data é comemorada, esse ano deve ser ainda mais. Mas esse não é ainda o meu Reveillon, a minha virada. Está quase, mas ainda não chegou. É que meu ano está durando mais do que 365 dias. Esse ano vem já desde 2008... E ele tem seu tempo, não tem como apressá-lo. Ele começou de repente, no meio de um carnaval, e parece que brinca com a sua resistência, com sua paciência... Quer ver até onde você agüenta. E esse dia, 31 de Dezembro, não representa nada pra ele, esse período que eu quero que acabe. Nesse longo ano, as datas mais determinantes não têm nada a ver com aniversários, ou dias disso ou daquilo. Os dias com maior carga de emoção acabaram sendo datas de internações, de cirurgias, de altas, de recuperações... Com isso, as outras datas acabavam sendo engolidas pelo furacão de eventos que é essa epopéia.
                Mas pra mim, esse dia importa. Eu estou ansioso pra deixar 2010 pra trás. Já vai tarde! heheh Com certeza foi o ano mais complicado, mais difícil da minha vida. Vivi coisas que nunca imaginei que iria viver. Não vou esquecer nunca, até porque essas experiências se tornaram uma oportunidade que eu tive de aprender muita coisa. Mas claro que não é por isso que não vou esquecer. Essa é a parte bonita, até romântica, de viver situações difíceis. Só que não é assim né: quebramos a cara e seguimos em frente tranquilos e com as lições aprendidas! Pelo menos pra mim não é. Eu sofri muito, é tão difícil explicar quanto é pra entender a raiz de tanta coisa acontecer assim, na sequência. E o único jeito de aprender com isso tudo é entender porque tudo isso aconteceu. Aí é que o bicho pega.
                E é complicado se focar nisso, porque muita coisa entra na sua cabeça e tira isso esse foco. No começo de tudo, eu nem pensei em nada porque não deu tempo. Foi só "Ih, fudeu!" heheh. Depois, quando acordei do coma, no São Luiz, a minha recuperação foi até que rápida. E com todo aquele papo de que a chance de eu sobreviver era zero e tal, eu comecei a até achar legal. Pensava “Pô, todo mundo se ferra e eu estou aqui!”. Cagada! Comecei a me achar. Eu meio que gostava de ser esse cara que tinha praticamente feito bunda lê lê na cara dos médicos e seus prognósticos. Com todo mundo que eu encontrava, eu contava a história e tal. Passei quase um ano contando isso. E sem me preocupar com o tumor, já que conseguia comer normalmente, estava com meu peso. Tomava minha cervejinha de vez em quando... Crise mesmo eu só tive um pouco na época em que fiquei careca por causa da quimioterapia. E só por isso, por me achar muito estranho sem cabelo, já que sempre fui cabeludo e, na época, tinha minha barba e tal. A quimio em si nem me fez mal. Na verdade, a única coisa ruim foi que eu tive muitas áfitas na boca. Era barbárie, tinha praticamente na boca inteira. Era um saco. Mas beleza, logo parei com a químio e o outro remédio era mais tranqüilo, não me deu efeito colateral, que eu me lembre.
                Essa fase durou até Outubro, que foi quando o tumor atacou novamente (parece filme né “Epopéia 2: A missão: O tumor ataca novamente” heheh). Foi quando tiraram 90cm do meu intestino. E continuei sem ir na raiz do lance todo, sem tentar entender de onde estava vindo tudo isso, já que, a partir dalí, a alimentação virou protagonista na minha vida. Então minha preocupação era essa, o que comer, se engordei... Ia em nutricionista, fazia fisioterapia pras costas. Eu ia em algumas entrevistas de emprego. Mas não virava nada, já que, pro Terceiro Setor, eu não tinha experiência e tal. Fiz alguns cursos na área e estava terminando um curso muito legal... mas tudo bem, ficou pra década seguinte! Heheh. Enfim, essas eram minhas preocupações.             
                E assim foi mais um ano. Até que, em Novembro, a bomba estourou de vez, e eu tirei o intestino inteiro e tal. Então começou o pior período desse “ano” que não acaba. E com todos esses problemas e mudanças bruscas em tudo na minha vida, aí que eu não consegui pensar em nada, mesmo. Mas isso sempre me deixou meio ansioso, sempre soube que, nessa treta toda, o buraco era mais embaixo. O que eu estava fazendo nesse tempo todo, desde 2008, era apagar o incêndio. Mas o lance era achar a raiz da parada, a faísca.
                E, assim, existem várias formas de tentar achar a raiz das coisas que acontecem com a gente. Mas isso é conversa pra mais de metro, né. O lance é que não dá pra dar uma de vítima e ficar xingando o mundo ou quem quer que seja. Até aí beleza, essa conclusão é fácil. Mas não ser vítima não quer dizer que você encara a situação de frente. Com certeza, não. Esse é o problema. Eu acho que eu estou entre esses dois estados. Eu entendi o que eu não posso fazer com tudo isso que aconteceu, e ainda acontece comigo. Porque nada do que aconteceu comigo veio de fora. Não adianta colocar a raiz de todos os problemas do lado de fora. Aí sim fica difícil resolver qualquer coisa! Assumir a responsabilidade sobre o que acontece na sua vida é essencial pra resolver qualquer coisa. E inclusive é mais fácil. Na verdade é o único jeito!
           O difícil é o próximo passo. É, porque o que eu sei é que o problema está aqui dentro. Mas onde, o que está tão torto pra precisar de uma “correção” dessa, eu não sei direito. Tenho algumas desconfianças! heheh Não a parte física. Essa eu sei né, está lá no tal do gene APC. E por mais que pareça, esse gene não é a raiz de tudo. Ele é só o galho nessa brincadeira toda.
Mas o saldo está bom, acho que já consertei muita coisa nessa zona toda em que eu me meti. Usei muita terapia esse tempo. Acho meio difícil falar disso sem ser confuso. Ou muito confuso. Inclusive até eu já me perdi aqui nas idéias. Acho melhor parar né. heheh
Mas bom, hoje é dia de Reveillon! O peru já está quase pronto aqui (ainda são 22h). E por mais que meu ano ainda não tenha virado, eu tenho muitos motivos pra comemorar que esse ano está acabando. Mas eu seria meio egoísta se achasse esse ano uma bosta porque não foi bom pra mim. Por exemplo, pro João deve ter sido o melhor ano da vida dele, nasceu a filha dele! Parabéns, de novo, Preá e Clau! Logo mais estou aí pra fazer um sassa na Marina (Calma, não vou afundar a molera dela! heheh). Até pra mim, de certa forma, eu tive nesse mesmo ano o transplante. Aliás, no último post, eu falei que esse transplante devolveu a minha vida, né. Beleza, mas na verdade devolveu a vida, ou está devolvendo, de muitas outras pessoas. Não preciso falar quem são. E falando de Reveillon, não posso deixar passar essa história de uma das pessoas que vão ter a vida de volta. No ano passado, minha mãe foi com o Dudu ao supermercado fazer as compras pra ceia. O Dú falou que foi complicado, minha mãe não se conformava em cozinhar se um filho dela não podia comer. Inclusive, ela me confessou dia desses que, desde que me tiraram o intestino, não tinha uma vez que ela ia ao mercado que ela não chorava, tadinha! Ê minha véia...
Ah, é isso aí. Voltando ao lance do meu ano, que ainda não acaba agora, à meia noite. Como eu disse, ele começou em um carnaval, né. E por mais que não acabe daqui a pouco a uma hora, ele está acabando, sim. Acho que pode acabar no meu aniversário, que, nesse ano que vem, cai bem no meio do carnaval! E, não sei, mas ouvi falar que o que começa no carnaval tem que terminar no carnaval, né! Então beleza, é isso aí!
          Queria desejar um ano muito bom pra todo mundo. De coração! E dizer que ano que vem eu estou de volta, podem esperar! Isso vale pra todo mundo, mesmo quem nunca esteve longe por um minuto. É, porque muita gente teve que me agüentar mesmo na minha ausência! Digo ausência porque tinha muita coisa entre eu e as pessoas. Agora não, sou só eu, de novo! E assim é bem mais fácil. Mas ih, melhor parar senão vou ficar confuso de novo. O que importa é que eu estou de volta! O problema agora é de vocês! heheh. E como diria seu Raul: não sei onde eu tô indo, mas sei que eu tô no meu caminho!
                Um beijo pra todo mundo e até ano que vem! É, porque aqui ainda faltam uns minutos pra meia noite! Nosso ano está durando mais que o de vocês!
                E VAI CURINTIA!!!!!

12 comentários:

  1. oi renato FELIZ ANO NOVO como não ser? esse é o ano de sua vida...e de todos que torcem por voce que te amam... volte logo beijos p todos da prima regina celi

    ResponderExcluir
  2. Oi Renato...vc não me conhece...mas eu te con heço!! Acompanho a sua "epopéia" (rsrs). Sou amiga do seu primo Pedro Paulo e minhãs irmãs são amigas da sua prima Ana Rosa... (desde a infância) dessa forma, acredito que somos praticamente SUPER AMIGOS também...hehehe :-) Bom, acabei de ler o seu post de ANO NOVO...e puxa, não pude me conter...precisa falar com vc sobre tudo o que vc escreveu...deve ser estranhíssimo para vc ter que ler algo de alguem que vc nem sabe quem eh...mas o negócio é o seguinte: TUDO PASSA, meu caro!! As coisas boas e as coisas ruins!!! Não se pergunte porque tudo isso aconteceu na sua vida...pergunte-se: PARA QUÊ?????? Eu sei que não é fácil...bom, na verdade eu não sei...mas posso imaginar. Com certeza vcs todos cresceram muito nesse período e Deus, certamente olhou pra vc e pensou....hummmmmmmm...esse cara merece uma chance de ser feliz para sempre!!!! E é isso o que eu desejo a vc RENATO...o mesmo que DEUS: SEJA FELIZ PARA SEMPRE!!!!! A vida vale a pena...e vc é um vencedor. Feliz ANO NOVO a vc e a todos de sua família...saiba que existe um elo de energia muito grande enviados a vcs...energia de amor!!! Tudo de melhor daqui pra frente...força e fé. Como vc mesmo disse: O RENATO ESTÁ DE VOLTA!!! UUUrrrhhuuuuuuu!!! Deixo um beijo pra sua "santinha"...mãe é a melhor coisa da vida...muita LUZ! Muita sorte! Muita paz, muito amor e um ótimo CARNAVALLLLLLLLLLLLLL....com muito beijos e sorrisos!!!!! Um abraço, fique com Deus!! Giovana Vaz

    ResponderExcluir
  3. Primo,

    tô há um tempão pensando nos acontecimentos deste ano...os extremos de tristeza e de felicidade...
    Todos nós vivenciamos, mas vc sentiu na pele.

    Acredito que sua atitude de entrar nesta batalha de maneira tão positiva e tão aberta...aberta em todos os sentidos, inclusive ao expor sua vida neste Blog...fez aumentar muito a admiração e o respeito por vc!

    Feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  4. Rê,
    Impressionante!!!
    Emocionante!!!
    Você é apaixonante!!!
    A emoção tomou conta.
    Te Amamos
    Anê e Isaacs

    ResponderExcluir
  5. Renas,

    Não é fácil encontrar o “porquê”, raiz e motivos das coisas. Algumas vezes, é até impossível. Tentar antecipar o futuro e/ou reviver o passado, também "não vira". O Lance é viver e agir no “hoje”, e nisso, você(s) já mostrou(aram) que são F...!

    Como você mesmo disse, não tem como falar sobre isso, sem ser confuso. O que to querendo dizer, é que se “difícil é o próximo passo”, capriche no passo atual e deixe pra preocupar com o seguinte, quando for a hora. Pelo que te conheço, esse é o seu Forte, Matar um leão de cada vez!

    Agora Brow, é hora de entrar na cabine telefônica, tirar a capa, colocar a roupa de Clark Kent e se preocupar com os “grandes problemas”, como: será que chove hoje, emprego, casamento (ae Jack, me deve uma rsrsrs)...

    Bjão

    Pe

    ResponderExcluir
  6. Renas,

    "Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento"

    FELIZ ANO NOVO!!!

    Concordo com o Dé,a nossa admiração e respeito por vc cresce a cada dia...

    AMO VC, PRIMO!!
    Fiquem com Deus!

    Ná.

    ResponderExcluir
  7. Sentido pras coisas a gente procura... talvez infinitamente.

    Disse bem o Raulzito: sem a menor pretensão de se chegar em algum lugar..só com a certeza de que se está no próprio caminho..rs

    E é isso aí, bora procurar... mesmo que seja meio assim assim..

    Feliz Ano Novo, Rê!

    ResponderExcluir
  8. Renas Billy muito querido,
    Dê esse recado pra Irmã Santinha: a Vera, amigona dela, está aqui em S Jm e manda dizer que tem rezado muito por vocês e manda abraços.E que sente saudade

    AMAMOS MUITO VOCÊS...
    Até mais, queridos.

    Mais uma vez, muita saúde, paz e alegria em 2011.

    Gandhi, Rosa & Cia...

    ResponderExcluir
  9. Grande Bili!

    Pra mim, durou um ano. Pro Luci,anus! hehe. Essa foi horrível, né? Mas ótima.

    É isso aí! Vai curintia mesmo. Aguardo sua visita aqui em casa para fazer um sassa na Marina, que já está com a moleira mais forte.

    Beijo e força neste sprint final!

    ResponderExcluir
  10. FELIZZZZ ANOOO NOVOOO!!!!
    REALMENTE ESSE VAI SER O ANO DA RETOMADA DE SUA VIDA ... REALIZAÇÃO DE SEUS MELHORES SONHOS...NÓS QUE TEMOS ACOMPANHADO A SUA EPOPÉIA ESTAMOS TORCENDO POR ISSO.
    V. MERECE...
    FESTEJAREMOS JUNTOS (DIA 06/03), NOSSO NIVER, O FIM DESTA EPOPÉIA, NÉ ?
    BIDIM, SILVINHA, DUDU, TEINHA, DAN E DÉIA, PASSAMOS O REVEILLON COM O FERNANDO, GRAÇA, FILHOS, LALINHA E TODOS COMENTAVAM SOBRE SUA EPOPÉIA, E DESEJAMOS EM CONJUNTO (PULANDO AS 7 ONDAS), QUE ESTE 2011 SEJA MARCADO DE ALEGRIAS, SAUDE, E DE GRANDES CONQUISTAS. NA VOLTA PASSAMOS PELO BREU QUE MUDOU PARA A PRAIA DE CAIOBA (APT MARAVILHOSO)QUE TAMBÉM COMENTOU SOBRE ESTE NOSSO DESEJO.
    PORTANTO QUERIDOS ESTAMOS LONGE FISICAMENTE MAS DE CORAÇÃO ESTAMOS ABRAÇANDO TODOS VCS.
    (E A FLAVINHA AQUI AO MEU LADO CHORANDO DE EMOÇÃO), UM GRANDE BEIJO NO CORAÇÃO DE VOCES.

    TIA FLA, ALVINHO, RAFA E PAULINHO

    ResponderExcluir
  11. oi Re como esta ai aindamuito frio? esuamãe eseu pai comoestão o Du esta ainda ai,como passarão o ano novo,estou em Camburiu aqui foi muito animado passamos na praia, ainda bem que não choveu,todos aquimandão beijos estou com muita saudades de todos voceis volta logobeijossssssssssssssss

    ResponderExcluir
  12. rê,
    tô aqui chorando com seu texto...
    te admiro muito!
    vem logo q tem uma marina esperando pra te conhecer!
    beijo, beijo.
    CLAU dete

    ResponderExcluir