sábado, 15 de outubro de 2011

MEU ANIVERSÁRIO!!!!

Faaaala,
                Então, hoje é sábado, quase domingo. E nesse domingo, dia 16, é meu segundo aniversário! É meu, faz um ano que eu fiz o transplante! Um ano!! Eu nem acredito! Passa muito rápido. A essa hora, 18h30, eu estava no hospital, na expectativa se iria rolar o transplante ou não. Tentava dormir pra passar o tempo, mas não rolava. A gente foi avisado da possibilidade do transplante as 11h do dia 15/10. A partir daí eu fiquei internado, nos preparativos. E o transplante só foi acontecer as 7h do dia seguinte, 16/10. Vou sempre comemorar muito esse dia! Foi quando eu recuperei o prazer de viver, no lugar da luta pra sobreviver! Era o que eu mais queria: que passasse um ano, logo! Estava tentando lembrar o que eu pensava, na época, que estaria acontecendo hoje, um ano depois. Como eu estaria e tal. Pra ser sincero, não lembro! O que pensava que seria legal, que eu lembro agora, é que, em um ano, eu não estaria tomando mais tantos remédios. Pensava “Nossa, imagina, daqui a um ano, sem vários desses comprimidos...” E, realmente, agora só tem um remédio que realmente é essencial e vital, que é o: Prograf, O Imunossupressor – tipo nome daqueles reis das antigas, rs. Mas um que eu odiava tomar, que tinha que tomar dois por dia, um tijolo de 450mg, eu parei na semana passada. Era o Valcyte, O Antiviral! E eu acho, não sei, que ele atrapalhava bem o funcionamento do meu sistema digestivo. Era meio pesado. E eu não podia esquecer-me de tomar. Agora, que eu não posso esquecer, é só o Prograf. O resto é Aspirina, pro sangue, Omeprazol, pro estômago, o Coumadim, um anticoagulante, de vez em quando um Digesan, pra acordar o povo aqui dentro. E o bom e velho Imosec, claro. Ah, eu tomo umas vitaminas também. Mas enfim, sussa. Já cheguei a tomar uns quarenta comprimidos por dia. Tinha que acordar durante a noite pra tomar. Hoje, se não me engano, são dezenove. Mas tranquilo. São, basicamente, três “grupos” por dia. Nenhum durante a noite.
          E tem um lance que rolou na hora do transplante que eu não lembro se contei. Porque na hora do "vamo pra faca!", minha mãe foi comigo até a porta da sala de cirurgia. Aí, falaram pra ela que eu iria pra UTI logo depois da cirurgia, e que era no sexto andar. Ela deveria ficar lá pra esperar por notícias sobre o andamento do transplante. E quando ela chegou no andar, não era lá a UTI. E ela começou a chorar, tadinha. ela contando: "ah, eu não achava a UTI, comecei a ficar desesperada, porque não estaria lá na hora que fossem dar notícia. Não conseguia nem andar de tanto que eu chorava. Aí apareceu uma enfermeira que me viu chorando e eu falei pra ela. Ela entendeu e me levou ao local certo!" Parece que, nesse mesmo dia, tinha ficado pronta a nova UTI, no quarto andar. E até então era no sexto. Daí a confusão! Tadinha, imagina o estado da minha velhinha. Já estava tensa comigo lá na sala de cirurgia, e ainda fica perdida no hospital! 
E, de forma geral, a minha recuperação caminhou bem nesse ano. Tive uns percalços, como a cirurgia de emergência antes de voltar pro Brasil, e aquela internação, logo que voltei pra cá. Mas agora a maré está mais calma. Está tudo certo. Como escrevi uma vez, faz muito tempo, o lance é devagar e sempre. Assim as coisas vão melhorando. Como preciso continuar engordando, tenho sido bem disciplinado na alimentação. Eu quase não como quando saio de casa. Prefiro evitar, pra não correr risco de dar um revertério. Na verdade nem é um revertério, de fato. O lance é que minha digestão é mais rápida, mesmo. Não tenho intestino grosso, né. Então, na maioria das vezes, se eu como o tanto que tenho vontade, até matar a fome, logo fico com vontade de... enfim, contemplar azulejos no banheiro, vai. E isso pode gerar uma situação complicada, já que não é todo lugar que tem os recursos necessários para esse momento tão singelo! Por exemplo, ontem fui ao Pacaembu assistir o Coringão. Aliás, fazia dois anos que eu não ia ao estádio! O último tinha sido em 2009 contra esse mesmo Botafogo! Foi animal, estava bem cheio. Só o resultado que não foi legal. E eu não agüentei ficar muito tempo em pé. As costas doíam pra cacete! Mas sentado, não dá pra ficar, você não enxerga nada. Mesmo assim, teve umas horas que eu desencanei e sentei, porque, com aquela porra daquela dor, não dava nem pra prestar atenção no jogo! Só sei que cheguei em casa quebrado. Mas valeu a pena!
E pra resolver isso, ficar zerado das costas, eu estou fazendo uma fisioterapia forte. Dou uma ripa nas sessões. E o meu fisioterapeuta não alivia! Não é esquema de esticar o bracinho pra cá e pra lá, não meu! O bicho pega! E tem que ser assim. Eu gasto cada gota de energia. E saio podrão de lá, sempre. E é o jeito, já que tiraram uma picanha de lá, e quando eu estava melhorzinho, foram lá e tiraram outra. Preciso equilibrar a bagunça que virou o meu lombo! E já fez uma baita diferença, pelo menos em relação a força. Já não fico cansado tão rápido. O que pega mesmo é essa dor nas costas. Na maioria das vezes que eu saio a noite e tal, o que me faz voltar pra casa mais cedo é essa dor. Principalmente, se é um lugar onde todos ficam em pé! Eu agüento até onde dá, mas chega uma hora que eu fico de saco cheio e canso de tentar ignorar a dor. Fica chato, eu deixo de curtir e bodeio. Ah, mas a parte legal é que, se chego em algum lugar que o pessoal está sentado, logo alguém levanta pra me dar lugar! Heheh O pessoal é gente fina comigo.
Ah, mas eu falei do jogo por causa do papo de comida, né? É sempre assim, eu começo falando de uma coisa e, quando vou ver, estou falando de outro lance nada a ver! Não que eu seja lesado. Então, voltando. A gente chegou cedo ao Pacaembu e foi a uma padaria, lá perto. Eu até pensei em comer alguma coisa e tal. Mas tinha a chance, grande, de dar merda. Literalmente. Então eu preferi ficar de boa, comi uns croissant sem recheio, tranquilo. E deu certo, no jogo não pegou nada. Imagina, só faltava essa. No meio do jogo... Aquele banheiro cheirosinho de estádio! Imagina o drama que não seria! É uma opção que eu faço. Abro mão dos prazeres da mesa – meio bicha, né! - pra poder ficar de boa e curtir o momento! Pena que não é sempre que rola. Mas quando eu consigo, fico maior orgulhoso quando chego em casa! É praticamente como se sente um ex-fumante que passa a balada sem fumar, apesar da cervejinha, que passa a balada inteira te instigando, implorando por um trago. Mas aí você só acha legal no dia seguinte, quando acorda e pensa “Puta que pariu! Não fumei durante a balada inteira! Classe!” É, bom, não sei se é a melhor comparação, na verdade. Mas é assim que eu me sinto no dia seguinte, quando consigo evitar umas paradas mais indigestas. Esquema AA, mesmo!
E minha alimentação tem sido assim, bem regrada. Por exemplo, não como lingüiça, evito carne de porco, não como salada, nada cru, fora de casa. Japonês, nem pensar! Não como muito queijo. Quase não tenho tomado refrigerante. Vou testando uns sucos. Agora estou na fase do de goiaba. Vou até enjoar, aí troco. Não tomo leite, nem iogurte. Sorvete, também não. As vezes tomo aqueles frozen yogurt, mas acho meio sem graça, já que pra ficar bom mesmo, tem que por as coberturas, que eu não posso muito. Em relação a doces é mais foda. Eu não como quase nunca bolo de chocolate, tortas com creme, recheios, essas paradas. Sanduíche, tipo x-burger, não rola. Sempre que eu penso “ah, um só é sussa, peço sem bacon!”, vou lá e como, não dá certo. Várias vezes, eu tenho vontade de comer um hot-dog, mas desencano. Se bem que esses dias eu comi, um daqueles mini, tipo de festa de criança. Não como fritura também. Pastel, eu nem lembro a última vez que comi. Caldo de cana, também. E tem outras coisas, que eu não lembro agora. Por outro lado, todo dia eu tomo um açaí. Bato com banana e mel. Fica animal! 
Assim, se for parar pra pensar, tem coisa pra caramba que eu não como. É verdade. Mas eu nem penso nisso todo dia. Já estou bem acostumado. Tanto que, quando me perguntam como está minha alimentação, se posso comer de tudo e tal, eu respondo que sim. Depois começo a pensar e ver que não é bem assim. Mas estou lidando bem com isso, na verdade. O que ferra mais é doce, mesmo. Sempre fui “do doce”. Eu tenho comido uns doces de fruta. O da moda agora é aquele de banana cristal, sabe? Como umas compotas também. Muita fruta. Tive que rever meu conceito de que fruta não é sobremesa! Na verdade, minha alimentação é saudável pra cacete! Não que eu queira ser saudável. Eu até acho legal. Claro, só um imbecil acharia ruim ser saudável. Mas não é o motivo. É mais prático mesmo, dia a dia: se eu comer esse macarrão aos quatro queijos, não consigo absorver nada, vai tudo embora. Logo, emagreço. Agora, se eu comer esse macarrão ao sugo, não vai rolar barbárie nenhuma aqui dentro, e eu vou me sentir melhor. Ou seja, o lance de ser saudável, vem de tabela. Praticamente involuntário! E posso dizer que estou conseguindo lidar até que bem com isso. Acho que, se eu fosse um gordinho precisando emagrecer, ia ser sussa! Porque é uma situação mais simples. É, porque o problema de o cara comer uma torta de chocolate é que ele vai quebrar a balança. Mas isso vem depois. Na hora vai sentir só o prazer. No máximo um peso na consciência depois. No meu caso, não. O bicho pega na hora. Além de eu emagrecer, e rolar uma barbárie na minha barriga, eu vou ter que correr atrás de um lugar pra poder meditar! Dependendo de onde eu estiver, gera um constrangimento.
E o mais importante de tudo, que eu sempre lembro quando fico puto ao ter que evitar uma linguicinha num churras, é que até pouco tempo atrás, eu não podia comer porra nenhuma, né! Então, pra quem não comia nada, até folhas de endívia é algo suculento, vai! E outra coisa, desde que eu saí da última internação, já aqui no Brasil, eu engordei seis quilos! Essa é a principal recompensa pra chatice toda de ter que lidar com essas restrições. Ainda estou bem magro. Mas com mais uns seis, sete quilos eu fico próximo do que eu era. Aí, também, já dá pra dar uma barbarizada, de leve, na alimentação. Isso porque já vou estar em um peso mais seguro.
 Bom, é isso. Por mais que eu já tenha falado sobre esse assunto alimentação muitas vezes, é algo que está sempre mudando. De acordo com a evolução da minha recuperação. E é o que está pegando mais, mesmo. Então, se mantém um assunto atual! rs E também, eu quis falar disso agora porque esse post é meio que um relatório de um ano do transplante... Como está o meu corpo depois de um ano que recebeu órgãos novos e tal. Mas, o mais importante de tudo é que está rolando uma integração boa aqui dentro. O povo se entendeu muito bem. Isso é o que importa! Nunca teve nem um início de rejeição. E é esse o maior medo de quando se faz um transplante. Ainda mais envolvendo o intestino, que é o órgão que tem o maior risco de rejeição, em qualquer transplante. E, com o tempo, meu intestino vai funcionando cada vez melhor, meu corpo vai ficando cada vem mais ninja, e é isso aí! 
O negócio é comemorar esse aniversário! E o ano tem sido muito legal... Ganhei um sobrinho lindo, o meu irmão mais velho, o Daniel, também está esperando um herdeiro... Enfim, sem falar em outras coisas legais que eu estou vivendo. Mas acho que esses dois fatos ilustram bem a nova fase, bem melhor, pra todos nós! Bom, eu estou falando aqui assim, todo empolgado... Mas, assim, se alguém não estiver muito bem, me dá um toque! Heheh Estou aqui, mais do que querendo retribuir tudo, de todo mundo! 
Mas legal, agora vou ter dois aniversários por ano! Um no começo do ano, e outro mais pro final! Classe! E esse eu vou comemorar em São Joaquim! Tia Ana, prepara as esfihas, que eu estou chegando! heheheh
         
         Beijo pra todo mundo!

12 comentários:

  1. Parabéns Renato!
    Confesso que essa é a primeira vez que parei para ler um post ou um blog - sou meio lenta para essas coisas - e já me emocionei!
    Lendo, dá para "ver e ouvir" você falando tudo isso!
    Parabéns pelo 1 ano do transplante, mas acima de tudo por ter se reinventado nesse período, por ter feito do limão a limonada, por ser capaz de sorrir, fazer piada e falar abertamente de tudo isso.... sei o quanto é difícil é ao mesmo tempo bom falar desses momentos.. quando tomei o tiro optei também por escrever.. as vezes é ótimo, as vezes dói muito mas o melhor é compartilhar com os outros aprendizados, alegrias e pedras no caminho!
    Mas o melhor, o melhor de tudo isso é comemorar a vida e o fato de que o que aconteceu não te deixou uma pessoa amarga como teria até o direito de ficar e sim uma pessoa melhor, mais madura, mais forte e sempre, como sempre alto astral!
    Parabéns por essa vitória! Fica aqui registrada minha admiração! bjos Aninha

    ResponderExcluir
  2. parabéns!!! belo post. sua historia e principalmente a forma como vc enfrentou tudo isso e conta por aqui dao mta força para todos. que venham muitos aniversários e muitas comemorações. sempre.

    ResponderExcluir
  3. Renas,

    muito bom ver mais uma vitória tua, daqui do blog.
    continue firme na tua luta e blogando!!

    abraços

    chicorea

    ResponderExcluir
  4. Parabéns irmaozinho e tio querido

    Queríamos muito estar aí com você pra comemorar esse dia tão especial.

    Mas estamos juntos de coração, sempre.

    Cada vez mais orgulhosos,

    Irma Teta e sobrinho Caue

    ResponderExcluir
  5. oiii vc teria email pessoal
    meu nome é debora e acompanho o seu blog

    ResponderExcluir
  6. Oi Debora!
    Meu email é reconsoni@hotmail.com.
    Abs, Renato

    ResponderExcluir
  7. não é a toa que seu nome é re nato ;-)

    ResponderExcluir
  8. Nossa Tio Renas, fazia um tempo que eu não entrava aqui... entrei hoje e tomei um susto! Já se passou um ano! Bom ter noticias suas, saber que está bem... Tenho muito carinho por vc e sua familia, felicidades a vcs... bjus

    ResponderExcluir
  9. Meu querido ... q delícia ler seu depoimento..
    eu faço dois nivers tbém!!!!
    dia 3 de fev.. e 26/09 ...
    ;-) ui ..!!
    Se cuida...
    Se precisar de conselhos de uma Transplantada Feliz.. é só pedir..!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Renas,

    Fiz uma trapalhada lá em cima e tive que apagar...
    Já estamos com saudade; volte logo pra São Jokas. Estamos te esperando, com muito carinho. Beijão pra vc. Beijão pra todo mundo. Tia Rosa & Cia.
    (Billy, lembra dessa foto da tia? Foi do dia em que fomos com o tio Gandhi, mamãe e papai jantar no Lélis...)

    ResponderExcluir