sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Ooooopa!
                E aí? Acabamos de voltar de uma visitinha ao hospital... só pra não ficar com saudades! heheh. É que entupiu o tubo da enteral. E eu só vi isso hoje cedo quando acordei. Maior zica, porque fiquei a noite inteira sem a nutrição enteral... perdi um dia inteiro! Só quando fui levantar percebi que a mochila ainda estava com o mesmo peso, e quando abri, vi que a bolsa ainda estava cheia, com um litro, quando já deveria estar acabando! Aí ligamos pra vir uma enfermeira do home care aqui pra dar um jeito. E meu, o que ela usa pra desentupir o tubo? Coca-cola! hahah Realmente, Coca tem mais utilidade que Bombril né, desentope tudo! Sinistro, dá até medo dessa parada! heheh Ela encheu uma seringa, toda confiante... e nada! o tubinho realmente tava zoado! Então tivemos que ir pro hospital, já que não tinha outra coisa que ela pudesse fazer pra tentar resolver. E lá, a quinta enfermeira a tentar conseguiu desentupir. Sério, mandaram Pepsi dessa vez e nada. Parece que essa nutrição é um liquido bem grosso que, parado um pouquinho, já entope a via. No hopsital, a enfermeira que conseguiu chegou falando “é, você não vai acabar com minha invencibilidade, eu sempre consegui desentupir todos os tubos e tal...” heheh. E ela repetiu isso pra todo mundo que apareceu durante o processo! Falava brincando, mas dava pra sentir no fundo que era uma questão de honra pra mulher! Demorou, mas ela conseguiu! E saiu falando pras outras enfermeiras que não conseguiram “eu consegui, claro!”. Figura essa enfermeira!
                Antes de ir, nós almoçamos. Comi bem pouco, umas cinco garfadas, mas agora pouco comi uma banana inteira com mel (nossa, quando que eu ia imaginar que isso seria motivo de satisfação?! Eita porra!). Precisavam ver a alegria da minha véia quando viu que eu comi tudo! Tadinha, ela fica o dia todo pensando em o que fazer pra eu comer. Na verdade, qualquer coisa que ela faz é uma delícia, quem já provou sabe, não é esse o problema. O lance é falta de apetite mesmo, de vontade! Eu fico também pensando em coisas diferentes, mas nada me empolga. Pra se ter uma idéia, nem Taco Bell, meu! Mas com certeza minha mãe ajuda cozinhando tão bem!
                E olha, hoje eu estou descansado, viu! Nossa meu, dormi das 22h30 até as 10h! E tinha dormido o dia inteiro ontem! Como é bom dormir numa cama normal sem nenhuma enfermeira entrando pra tirar seus sinais vitais, dar remédio... nem falo da UTI, que consegue ser muito pior. E a mãe dormindo naquela cama gigante, depois de passar dias entre a poltrona da UTI e o sofá-cama super estreito do quarto. Dá até gosto de ver ela dormindo!
Aliás, outra coisa que já está mil vezes melhor é dormir! Antes, com aquela borseta, eu tinha que levantar de hora em hora pra esvaziar. E também, como eles me davam muita água na parenteral, eu tinha vontade de fazer xixi a noite inteirinha! Praticamente uma máquina de mijar! heheh Então era um saco, eu ficava levantando a cada hora toda noite! E também, só podia dormir em uma posição, que era virado pra direita. Dos outros jeitos, ou a borseta vazava, ou ardia a pele em volta dela. Meu, de verdade, esse último ano foi uma aventura dormir! Mas agora é sussa! Posso dormir em qualquer posição (só não testei ainda de barriga pra baixo, por causa dessa borseta nova... mas ela é só por um tempo, logo tiro), hoje só levantei pra fazer xixi uma vez, a borseta não encheu a noite inteira! E faz muita diferença uma noite bem dormida né. Hoje estou bem melhor, me sentindo bem disposto e tal. Ontem foi foda, tava num bode...
Mas um dia ou outro vou ficar meio assim mesmo, acho que não tem jeito. Até mesmo porque muitas vezes eu nem sei de onde vem o mal estar, pra então poder fazer algo pra evitar. Quando vou ver já estou meio mal mesmo. Ontem acho que foi porque tava cansado, tinha saído do hospital e não tinha descansado direito... Mas tem dias que é até meio estranho, vem um bode do nada! Acho que é isso que, quando eu cheguei a Indianapolis, a psicóloga quis saber quando perguntou se eu estava “preparado” pro transplante. E isso também que leva muitos transplantados a terem depressão... sei lá! É, porque é um lance doido, eu não sei explicar o que eu sinto essa horas, mas não dá vontade de fazer nada, de falar com ninguém, dá uma ansiedade absurda, difícil de trabalhar em cima. Ainda bem que eu sou lesado e vou indo... assim fica mais fácil heheh. O que eu tento fazer é não pensar muito nisso. Porque, as vezes, acho que as coisas acontecem e pronto, não é pra ser entendido... E, nesse tipo de cirurgia que eu fiz, mexem muito na harmonia do seu organismo né... de repente é isso. Mas quando percebo que não tem muito pra entender, ou como entender, tento pensar em outras coisas. Até porque a nossa racionalidade, muitas vezes, só atrapalha né! Essa “mania” de ter que entender tudo é a maior roubada, esse lance de ter que dar uma razão que encaixe na nossa forma de pensar o mundo... no fundo é só uma forma de se ver no controle da situação. E não é possível sempre, e nem necessário também né... o lance é perceber o que está rolando e aceitar, eu acho. Mas então, essas horas penso em outras coisas, como o que fazer quando voltar pro Brasil (adoro pensar nisso heheh), faço comparações com meu estado, as dificuldades antes da cirurgia (isso é muito bom também, dá um ânimo se perceber melhor, por menor que seja a diferença)... enfim, tem muita coisa pra pensar... qualquer coisa, eu ligo a TV ou pego um livro! heheh.
É isso aí! Um beijo pra todo mundo! Eu sei que tá ficando repetitivo, mas não posso deixar de agradecer! O que vocês falam que eu tenho de força e tal, na verdade são vocês mesmo! Vocês são minha força! Meio Star Wars essa frase, né heheh, mas é verdade! Valeu, de novo!

8 comentários:

  1. QUERIDO RERE
    DEPOIS DE LER TUDO PELO QUE ESTA PASSANDO E PELO QUE TODOS TEM TE FALADO, SINTO QUE VC TEM UMA FORÇA INTERIOR MUITO GRANDE E É ELA QUE TE PROJETA PARA CIMA QDO TODAS ESSAS DIFICULDADES TENTAM TE LEVAR PARA BAIXO (NÃO TER UMA NOITE INTEIRA PARA DORMIR HÁ UM ANO,XIXI DE HORA EM HORA,BORCETA QUE TE IMPEDE DE VIRAR DE POSIÇÃO....E AI VAI...) VEJA MEU AMOR ISSO JA ESTA FICANDO NO PASSADO...AS ETAPAS MAIS DIFICEIS JÁ TERMINARAM, É HORA DE FESTEJAR, E CONTINUAR PENSANDO NO QUE VAI FAZER QDO CHEGAR NO BRASIL... O QUE TE LEMBRA AQUELES DELICIOSOS ALMOÇOS EM FAMILIA (FAÇA O EXERCÍCIO QUE O TIO PAULIM DISSE..)É HORA DE RETOMAR A VIDA NORMAL QUE O ANIMO VEM,O PRAZER E A VONTADE DE COMER BIFINHO,TORTA DE PALMITO DA MAMA,BRUSQUETA DO PAPA?SEI LÁ, O IMPORTANTE É O TEMPERO QUE ESSE TEM... O AFETO...QUE EMANA DE CADA UM AO FAZER UMA BRINCADEIRA,UM SORRISO, UM OLHAR OU UM TOQUE,SE DEIXE LEVAR POR ISSO E É NELE QUE ESTA O PRAZER...ENTENDER O QUE ACONTECEU,ACONTECE, RACIONALIZAR... É MUITO EFEMERO,PRA QUÊ? SE O IMPORTANTE É ESSA EXPLOSÃO DE SENTIMENTOS E EMOCÕES QUE ESTA SENTINDO E NOS FAZENDO SENTIR ...
    BOLA PRA FRENTE..CURINTIAA..BJ NA SILVINHA
    BJS COM FOME DE SENTIR VC AQUI PERTINHO DA GENTE!
    TIA FLA

    ResponderExcluir
  2. Renas, uma dúvida:

    se a coca e a pepsi não conseguiram, como é que esta última enfermeira conseguiu?!!!

    Sério, fiquei curioso. Usou alguma coisa (sei lá, mais forte que coca e pepsi só a soda cáustica mesmo) ou foi só na pressão?
    um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Fala ae “Renas Skywalker” e “Mestre Tia Sílvia Yoda” (Foi mal, Tia. O seu personagem não é muito bonito, mas pelo que me lembro, era o melhor dos mestres “Jedis”. Se fiz alguma confusão,me perdoem, já faz um “tempinho” que vi esse filme).

    Cara, é espantoso como “teve buraco esse trecho de sua estrada”. Quando achávamos que já tínhamos compreendido todas as dificuldades, você relata detalhes como esse lance pra dormir. Isso faz com que o admiremos ainda mais. Não pelo o que você passou, claro. Mas, pela forma como enfrentou isso tudo, mantendo ânimo, alegria... enfim, como você fez tudo parecer fácil e simples. Cada vez mais, sou seu Fã.

    A única coisa que estou inconformado, é esse lance da comida. Cara essa é a parte fácil!!! Como bem disse a Kamila: Fome, vontade de comer e comer, não precisam estar relacionados.
    Vou tentar explicar melhor: Assista a um filme, sem estar com a menor fome, mas coloque a seu lado uma bacia de pipoca. É incrível que antes do filme chegar ao meio, a pipoca vai ter acabado. Ou então, abra uma lata de “Pringles” decidido a comer uma só. É impossível (acho que eles colocam droga junto com o tempero). Ah! Ainda tem mais, nesses dias que agente “tá de bode”, uma caixa de chocolate é o melhor antidepressivo que existe. (Podem até dizer que isso é coisa de gordo, mas é “clinicamente provado” que funciona - rsrsrsrsrsr).

    Força aí cara!!! Bjão,

    Pe

    ResponderExcluir
  4. Se diante de um grande desafio alguém nos perguntar se estamos prontos, com certeza diremos que não.
    Acho que isso é humildade e prudência.

    Penso que perguntas são para serem feitas sim, mas as respostas apenas nos acontecem no momento mais adequado.
    Não somos nós quem a produzimos, nós a recebemos.

    Um beijo,
    Míriam.

    ResponderExcluir
  5. Nervos, nossa cabeça nunca para. Sempre tentaremos respostas para as coisas. Normal isto é (falando que nem o mestre Yoda. sim, um mestre Jedi ele é) . Aposto que a ADI te ajudou a lidar com isso tudo.

    Você esta tão preparado para lidar com isso tudo, que tira de letra e de bom humor. A certeza que melhora a cada dia, certamente é o combustível dessa forca. Alias, a forca esta com vc.

    Durma.

    Amanha tem Curintia x Bambi. Vai pra cima delas Timão, da bicharada!

    Abraço.

    BZ

    ResponderExcluir
  6. OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOBBBBBBBBBBBBRIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIRIRGAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO TIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA SIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIILLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLVIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
    UMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM BEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIJAOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
    PRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA VOCEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE PROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO REEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEENAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
    MAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAARRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA ROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Aê Renas,

    Tô acompanhando tudo aí e tô vendo que tá tudo beleza, acontecendo igual ou melhor que o previsto.

    Vou lançar abaixo, minha mais nova previsão do futuro:

    Hoje, 17h, Morumba, São Paulo 2 x 1 Corinthians fácil, fácil.

    Abraço

    Sandrinho

    ResponderExcluir
  8. Acho que tenho que trocar minha bola de cristal... rsrsr

    ResponderExcluir