sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Oooopa!

                Fala pessoal! Nesses dois últimos dias não deu pra escrever! É que anteontem foi o dia que eu saí do hospital, e ontem eu tava bem ruim. Sei lá o que era. Eu acordei muito cedo pra ir na consulta lá no hospital, aí demorou muito lá. E eu estava com muito sono e indisposto no hospital. Aí, na volta, eu só queria dormir! Mas eu não posso dormir até dizer chega. Tive que acordar pra comer e tomar a nutrição enteral. E como agora eu tomo um tanto grande de uma vez (deu umas complicações no tubo que fizeram com que eu tivesse que mudar a forma como recebo essa nutrição, depois eu explico direito), quando eu acabo de tomar, eu não posso deitar, senão dá refluxo. Nossa, vou te falar que foi difícil não deitar, pra se ter uma idéia de como estava a situação ontem... eu tava me sentindo muito mal, tive febre e tal.
O foda é que quando fico assim eu não consigo fazer nada! Bate um desânimo muito forte. As vezes até quero voltar pro hospital. Acho que isso é síndrome do primeiro dia em casa depois do hospital! heheh. Um dos maiores estímulos pra ficar bom logo é minha mãe. Porque ela fica muito mal, desesperada mesmo, quando me vê assim. Eu entendo ela. Por estarmos só nós dois aqui, ela se sente muito responsável, fica com medo de qualquer coisa que aconteça. Como se fosse responsabilidade dela fazer com que eu fique bem quando estou em casa. Assim como no hospital é dos médicos essa “tarefa”. Mas não é, não. O que ela tem que fazer mesmo, é metade do que ela já faz, no máximo! Ela só precisa me ajudar com essa porrada de remédio, porque é muito e eu me atrapalho. E só. Se eu fico mal, é só ver se é previsto ou se é algo fora do comum.
                A responsabilidade maior agora é minha! Por exemplo, ontem eu não queria levantar. Ué, eu que tenho que tomar vergonha na cara e mexer a bunda daquela cama, por mais gostosa que ela estivesse! Heheh E é nisso que eu tenho pensado hoje... Por mais que a cirurgia já tenha passado há um mês, agora é que começa a parte mais difícil. Sério. Porque até agora, os médicos estavam coordenando tudo, o que eu comia, o que eu tomava de nutrição, se eu estava bem hidratado (senão davam soro). Enfim, eu não tinha que fazer praticamente nada, era só seguir as orientações. Mesmo a minha parte da recuperação era mais fácil. De verdade, a parte de cicatrização, de os órgãos se adaptarem, é uma recuperação que, de certa forma, você faz sem se esforçar. É algo que depende do corpo de cada um. Mas é um processo que independe do seu empenho. Depende de você ter uma recuperação rápida ou não, pronto. É mais uma característica da pessoa. E o meu corpo funciona dessa forma, é rápido mesmo... meio que nasceu preparado pra encarar 1987094870 cirurgias, né! heheh Enfim, não sei se deu pra entender, mas é isso, essa primeira recuperação, tipo, seu intestino funcionar corretamente e tal, é algo, de certa forma, independe de você, por mais doido que possa parecer falar isso.
                Mas agora é que o bicho pega de verdade! Agora eu estou em casa e não tem pra onde correr. Na verdade, ter tem né, claro, mas aí eu chego no hospital e já me internam, começam a furar meus braços, iiihh é um saco! Tirando que minha mãe fica dormindo toda torta naquela poltrona tosca (detalhe: sem reclamar! Ela nunca reclama de nada de ruim que rola com ela, é impressionante!).
                Então, agora eu estou no comando da minha recuperação! Agora é que eu preciso daquela força que vocês falam que eu tenho! E isso dá um frio na barriga. É porque, agora, o lance é eu voltar a comer normalmente pra poder tirar esse tubo do meu estômago. E não adianta, ninguém vai comer por mim e me passar as calorias por osmose! Heheh. Eu tenho que comer mesmo, tenho que querer levantar e tomar café da manhã. E é foda, eu sei que deve ser difícil de entender pra quem come normalmente, até porque a preocupação que a maioria das pessoas tem em relação a comida é de não engordar, né! Mas pra mim é muito difícil, meu. Eu não tenho a mínima fome. Mas beleza, vou e tento comer. Só que aí, se eu insisto muito, a comida volta! Eu sei que é a cabeça, aliás, tudo é a cabeça, eu acho. Mas é difícil, eu tento comer mais, mas não rola. Não é que eu como um pouco que desencano. Eu tento, tanto que, muitas vezes, a comida acaba voltando. Enfim, acho que o lance é ir tentando comer cada vez mais. E os médicos falam que está tudo perfeito aqui dentro, que agora é comigo e tal. Dá um pouco de ansiedade, angústia até. O que eu mais quero é deixar de precisar dessa nutrição e tirar esse tubo. Nossa, eu quero muito isso! Um lance que eu fiz pra ter menos enjôo é tomar a maioria dos remédios no almoço. Porque eu estava tomando no café da manhã. E era ruim já mandar aqueles remédios todos de manhã, acho que dava uma baqueada no estômago pro resto do dia. Agora eu tomo só dois de manhã, que não posso deixar pra depois. Comecei isso hoje, tomara que ajude.
                Enfim, é isso, agora é que começa a parte mais difícil da recuperação. Antes, era a parte mais complicada para os médicos, agora eles fizeram a parte deles, deu tudo certo e começa a minha parte! E eu quero estar bem melhor, assim, comendo, sem o tubo, e bem disposto, no meio do mês que vem, que é quando o Dú e meu pai chegam aqui pra nos visitar! Eu acho que dá sim pra ficar bem em um mês! E hoje eu me convenci... vou fazer tudo o que eu conseguir e um pouquinho mais pra melhorar rápido. Eu digo me convenci porque é isso mesmo. O estado natural, a minha vontade, é ficar quieto deitado, sem comer nem nada. E pra quebrar isso não é só levantar e comer! É difícil explicar, mas rola um puta esforço, e não é toda hora que você está disposto né. Mas agora eu não tenho opção, se eu não me agilizar eu não volto nunca pro Brasil né! E eu quero ir embora daqui ontem, meu!
                Ah, Dé, eu tirei os pontos anteontem. A cicatrização da pele, pelo menos, já está beleza. Lá dentro não sei, deve demorar mais... É isso! Valeu aí todo mundo!

11 comentários:

  1. Rê, quando você estiver voltando pro Brasil, vai parecer que passou muito rápido, como esse ano... Como esses anos...

    Você é muito guerreiro e especial, tenho certeza de que será muito feliz.

    Qual o cardápio da janta que vou fazer pra vocÊ quando chegar???

    Praia... vinhozinho... peixinho e "só nós dois".
    Um beijo enorme estalado.
    Jack.

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Renas... é a reta final do brasileiro... agora é a raça... pega o folego e vai em frente!!!

    Vai timão!!!

    abraços

    ResponderExcluir
  3. Vai muleque,
    uma boa meta,

    tamo junto, se prepara que vamos para a california pegar uma praia no revellion 2011. Na maior friaca do mundo.
    saudades.tamo junto.

    ResponderExcluir
  4. Bili,

    Agora é o momento da tranquilidade. Toda a parte mais complicada e que tinha mais risco já passou. Agora é ter paciência e fazer as coisas com calma. Imagino o quão rápido você queira sair daí, mas faça as coisas sem pressa. Logo mais você está volta. E não esqueça de trazer uns presentes para Marina.

    ResponderExcluir
  5. Renas, vc é incrível! Chamar a “responsabilidade pra si” num momento desses, é coisa de gente madura e extremamente responsável. A grande maioria das pessoas, por muito menos, se “faria de vítima”, “culparia o mundo” e encontraria 584893929 desculpas para justificar o que está sentindo. Ao contrário dessas pessoas, além de “chamar o jogo”, você reconhece o apoio de sua mãe.

    Como Pai, admiro e procurarei me espelhar no exemplo que a Tia está dando para todos, dedicando incondicionalmente à sua melhora. Como filho, é em você que me espelho. Geralmente, nós filhos, somos “excelentes cobradores” e “péssimos doadores”, verdadeiros “saco sem fundo”. Acostumamo-nos a receber e esquecemos de agradecer e reconhecer. E você, “um caçulinha”, ta demonstrando uma maturidade realmente incrível. Dois exemplos!!!

    Outra coisa: Você disse que “agora o bicho pega de verdade” e “agora começa a parte mais difícil da recuperação”. Não é fácil fazer comentário a respeito, pois, é impossível saber exatamente o que se passa por aí. Mas, senti que você pode estar se cobrando demasiadamente e fazendo uma grande “auto pressão”. Cara, pega leve! Não sou médico, mas acredito que o meio-termo é uma boa opção: Nem dormir o dia todo e nem carregar o mundo nas costas. Digo ainda, que continuamos rezando e mandando o máximo de energias positiva para sua recuperação definitiva.

    Força ae Brother!

    Pe

    ResponderExcluir
  6. Grande Renas!
    Quanta sensatez e sensibilidade ainda cabem em vc? Se minhas calorias extras eu não posso te passar por osmose, quem sabe vc não me empresta um tanto desse seu senso crítico? Hehe
    Fique bem
    Boa recuperação
    Beijo Grande diretamente de Bonito MS - vim trabalhar num evento fazem 5 dias já (o último comentário foi do aeroporto)

    ResponderExcluir
  7. Oi,queridos!
    Não tem sido fácil e pode não ser rápido,mas vai valer a pena...certeza!!!

    "A mais longa caminhada só é possível passo a passo"!

    ...E nós estamos juntos em cada um desses passos,não de corpo,mas de alma!Sempre...!!

    Bjks pra vcs!Fiquem com Deus!
    kamila

    ResponderExcluir
  8. Renas querido da tia,
    Vou repetir o que já disse num de meus primeiros posts: "A estrada dessa vida é coisa pra valente". E esse trecho da sua estrada e da minha irmãzinha não tá nada fácil, né?

    Resguardadas as devidas proporções, vc está como um bebezinho, não recém-nascido, mas Renas...cido, como disse o Rodrigo. Aí vem cólica, dor de ouvido, cocô mole, cocô duro, até que o organismo se adapte a tantas mudanças e volte a funcionar sem dor, sem esforço, sem sofrimento, sem que vc nem perceba. SAÚDE e ALEGRIA TOTAL,
    RÊ !!!! E com a MÃE do lado, dói menos.

    E cuidado aí com as minhas folhas, tá? também não esqueci que a Irmã me prometeu a foto de um quadro feito com essas folhas.

    Com todo carinho e amor
    tia Rosa.

    Fiquem bem, muito bem mesmo!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Renas,

    A felicidade é conquistada aos poucos e a cada pedra que tiramos do caminho...È isso aí, embora os dias não tenham sido fáceis, vc tem nos demonstrado uma enorme capacidade de superação!!
    Vc já passou por tanta fase difícil e agora é só ter um pouquinho mais de paciência nesse período... logo vcs estarão de volta para a alegria de todos nós!
    Continuamos torcendo e orando por vcs todos os dias.
    Te admiro muito, muito!!!

    Beijos de quem nunca te esquece.

    Ná.

    ResponderExcluir
  10. Primo! adorei o blog, a familia toda me disse pra ler. uma lição de vida!
    Fico feliz de saber que está melhor...
    muita força daqui pra frente!


    saudades!
    CArol

    ResponderExcluir
  11. oi renas,é a Sophia

    estou com saudade de vc que dia vc vem aqui na vovo

    mil beijos para vc ea tia silvia
    eu a minha avo a miha mae esta todo mundo com saudade de vcs
    mil bjs sophia e a fimilia inteira

    ResponderExcluir