quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Opa!
                E aí, tudo certinho? Por aqui continuo naquela, não cago, nem saio da moita! Heheh. É, porque hoje eu estou melhor, mas tive uma febre durante a noite. Então já era, em dia que tem febre, não tem alta! Tem que escolher, e não sei o que me dá que eu escolho sempre a febre, meu! Mas pelo menos eu estou com menos dor na barriga, aí não preciso tomar tanto daquela morfina líquida, que é triste! Beiçar seringa não é legal!
                Hoje eles fizeram um exame do coração, aquele ecocardiograma. Falaram que é o último que eles vão fazer pra tentar uma pista de onde vem essa febre! Ainda não saiu o resultado, mas provavelmente não vai dar nada. Aí vão desencanar e me mandar pra casa, eu acho. O Rodrigo veio hoje aqui e disse que eu estou bem. Só tenho que me movimentar mais e tal. É o que todo mundo fica falando, todo médico e enfermeira que entra aqui fala que eu tenho que andar mais. Aliás, acabei de voltar de um rolê por aqui com minha mãe. Ela vai do meu lado rindo sozinha, é engraçado! Vou ver se ando três vezes hoje. Aí ninguém vai poder falar nada. Três vezes tá bom, aí amanhã ando uma a mais. O que não dá é pra eu sair fazendo maratona... tem que respeitar o corpo, ué! É claro que eu queria estar disposto pra ficar andando por aí o dia inteiro, descer lá no térreo e tal. Mas não rola, eu tenho que esperar. Mas essa parte é a que eu menos me preocupo.  
É, porque em todas as internações eu perco peso e força. E nunca me recupero enquanto estou no hospital. Aqui eu começo, devagar e sem nenhum estímulo válido. É um puta saco andar pelo hospital, não é um programa muito estimulante, vocês podem imaginar! Então não me animo muito. Mas quando chego em casa muda tudo. Eu começo a me movimentar mais pela casa, não fico deitado numa cama (o que te incentiva a dormir o dia todo), tenho noites de sono completas sem interrupções e lugares mais gostosos de andar, não fico conectado a nada que eu tnha que carregar comigo em cada caminhada, entre outras coisas. Ou seja, é bem mais convidativo pra você se mexer. Até o fato de não ter uma enfermeira toda hora explicando, como se eu não soubesse, o porque que eu tenho que andar, ajuda!
Ah, e teve uma que foi foda. A mulher veio agora pouco decidida a me fazer andar. Mas agora (era umas 21h quando escrevi essa parte) eu já estou no esquema de “logo mais vou dormir – tranquilão – na cama – não enche o saco” heheh. E ela veio falar de um estudo com quinze jovens da minha idade que ficaram internados três semanas e perderam musculatura. Pô, sério? Claro que você fica mais fraco, assim como quando você se mexe mais, fica mais forte. Não precisa de estudo pra convencer alguém disso! Mas, como eu não dei muita atenção (estava torcendo pra ela parar), ela achou que eu não acreditei, e pior, falou ainda que eu me achava melhor que eles quando eu falei que conhecia meu corpo, no sentido de que eu sei que vou ficar podrão, mas depois recupero, sussa. Toda internação minha de mais de uns 20 dias foi assim. Eita, enfermeira pentelhinha essa. É que tinha a recomendação médica de eu andar cinco vezes hoje. Mas eu converso com o médico sobre isso e pronto, ele vai entender. Ainda mais que quem falou isso foi o Dr. Thiago, brasuca. Eu falo com ele e boa, ele não vai achar que eu me acho isso ou aquilo. Ele fez essa recomendação por que o máximo que podia acontecer era eu andar as cinco vezes! E isso seria bom principalmente pra mim, mas também pra ele, já que sou seu paciente. Ele está certo em recomendar isso. Mas não é que eu estou me negando a tomar um remédio ou algo do tipo né. Mas enfim, esse é um ponto da recuperação que não me preocupa, com o tempo eu fico zerado e vai curintia!
Ah, hoje, dia 16, faz um mês que eu fiz a cirurgia! Um mês, meu! Passou rápido, né. E que bom que passou, porque parece que as maiores complicações, se fosse pra complicar, ocorrem no primeiro mês. Então sai fora, zica de primeiro mês! Heheh E uma outra data... e essa eu nem tava lembrando, a Jack que lembrou ontem no skype, é que ontem fez um ano que eu fui internado na vez em que tiraram meu intestino! Aí eu fiquei pensando... Duas datas bem diferentes. Uma foi o dia que quase tirou minha vida, primeiro literalmente mesmo e depois... não literalmente! E a outra data, do transplante, é o dia que recebi minha vida de volta, que eu vou lembrar pra sempre, como meu aniversário. Certeza que nunca vou esquecer. Dia 16 de outubro de 2010. Enfim, achei “engraçado” essas datas caírem quase no mesmo dia.
                É isso aí! Beijo pra todo mundo!

16 comentários:

  1. Primo, muito bom ver você firme e forte nessa luta para recuperação!

    Desde a cirurgia, há um mês,cada dia tem um novo obstáculo...a alta da UTI, a lenta retirada dos drenos, a difícil volta do apetite, a dor, a febre, a necessidade de caminhar 5 vezes!

    Pô, imagino que ainda tem muita coisa que vc não posta no blog...isso sem falar da pressão psicológica que essa situação toda representa.

    Renas, imagino que nessa hora, um mês após a cirurgia, as cicatrizes já devam estar em fase final de cicatrização...tanto as da pele quanto as internas, dos órgãos.

    Não ousaria dizer que agora, que já cicatrizou tudo, o negócio fica fácil. Sei que não. Mas é evidente que um mês após a cirurgia já dá um sentimento de vitória. Pô, o negócio aí dentro deu certo!

    Fica agora a sincera esperança de que o segundo mês seja mais tranquilo que o primeiro...e assim sucessivamente.

    Renas isso tudo que acabei de escrever não foi pra te animar...
    ....foi, na verdade, para a Tia Sílvia ler e te fazer caminhar!
    Não cinco, mas 6 vezes! Ah, e ida ao banheiro não conta!

    ResponderExcluir
  2. Esses médicos não sabem de nada... A febre é emoção de ver o Curintia chegando lá e pra te fazer caminhar, era só colocar duas tvzonas animais, uma em cada ponta do corredor do hospital. Daí na hora do jogo, vc ia pra uma.. depois de 5 minutos essa uma era desligada e a tv do lado oposto era ligada! Tá lá, quantas caminhadas forem necessárias! Médicos... blégh pra eles!

    Bjo e na torcida!

    ResponderExcluir
  3. Cara, que mau humor é esse? Relax!

    A enfermeira deve ter aprendido num curso sobre “a importância da caminhada...”, anotou tudinho e estava ansiosa para demonstrar seu conhecimento (“agora eu sei mais que os médicos e vou explicar para os pacientes!!!”).
    Se elas continuarem enchendo o saco, por favor, me ligue. Conheço um outro hospital chamado “Hooters”. Na verdade, não sei se é hospital, mas tem enfermeiras, colegial, faxineira... deve ser um espécie de “agência de emprego”. Podemos contratar outra enfermeira (tipo home care) Rsrsrsrs.

    Brow, se todos estão falando que andar é importante. Não adianta relutar. Mesmo sem ânimo, força ou vontade, faça um esforço; deve valer à pena.

    Plagiando o slogan do “Jonnie Walker”: Keep walking!!!

    Pe

    ResponderExcluir
  4. Vou dar uma de Rei Leão:
    -Essas datas representam "o ciclo sem fim"! :)

    E vou repetir o que sempre falei em todas as suas internações:
    -Por que não começar a andar no hospital? Aí, quando sair, sai correndo pra bem longe e não volta!!!

    Um beijo enorme. Saudades.
    Jack.

    ResponderExcluir
  5. Fala Renas

    Voce tem sorte de eu nao estar mais ai.
    Eu ia te encher o saco (mais que todas as enfermeiras juntas) para andar nao 5 mas 10 vezes no minimo por dia. Talvez aos domingos 8 vezes vai, soh para ser boazinha ; )

    Olha, interessante esses dois dias baterem assim!

    Aguenta as pontas ai, daqui a pouco faz 2 meses ja de recuperacao, e soh para melhor!

    vai curintia!

    Te amo

    Teta

    ResponderExcluir
  6. Olá, blogueiro (a),
    Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.
    Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.
    Acesse www.doevida.com.br e saiba mais.
    Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde
    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

    ResponderExcluir
  7. Bili,

    Antes de dar os pitacos sobre sua recuperação, tenho que comentar esse último post, do Ministério da Saúde. Porra, você mal recebeu os orgãos novos e já estão pedindo para você doá-los. Fala para eles aguentarem mais uns 60 anos, pelo menos. hehe.

    Agora vamos lá. As enfermeiras são foda mesmo. Só enchem o saco. Mas, para quem aguentou tudo isso até agora, o que são algumas caminhadas por dia. Vai andar, preguiçoso! E vai, Curintia!

    ResponderExcluir
  8. Gente do céu...que que é isso???Até o ministério da saúde no Blog do Renas???
    Tá chique no úrtimo,hein????

    Ó,ficá brabo não pode não,viu??Releva...a coitadinha só quer te ajudar ; Tá bom,eu sei que vc tá de saco cheio,mas já é a reta final,querido...só mais um tiquim!!!
    E ver a Santinha rindo sozinha já não é um estímulo??Claro que é!!
    Vamo lá...levanta daí e 'um,dois,feijão com arroz'...sebo nas canela...kkkkkkk

    Bjks caminhantes(!)pra vcs,meus atletas preferidos!!!
    kamila

    ResponderExcluir
  9. Ahhhhhhh...esqueci da mais legal:

    Pega a Santinha e DEITA O CABELO...kkkkkkkkkkkk

    A primeira vez que ouvi 'deitar o cabelo' quase fiz xixi na roupa de tanto rir...eu ficava tentando imaginar a cena...

    bjks de novo
    kamila

    ResponderExcluir
  10. Eudinovo.
    Não agüentei quando vi a “propaganda” do Ministério da Saúde. Até agora to inconformado.
    Vai pra PQP. Que falta de sensibilidade, tato e vergonha na cara.
    A causa é nobre e devemos fazer o possível, mas esse imbecil, não teve, ao menos, o cuidado de saber que ele estava falando com um recém transplantado e o pior, que teve que sair do Brasil, pois aqui não existe esse “serviço” (sem falar, que “foi tudo particular”).
    Se esses caras, em vez de desviar verbas, gastar com campanhas políticas e dar emprego à parentes, destinassem o dinheiro dos impostos à saúde e educação, certamente você não estaria aí nos USA (uma prova disso é que os médicos são Brasileiros).
    Fica frio Primo, não vou me candidatar a nada, só to inconformado. To pensando em utilizar o endereço de e-mail que o FDP deixou e mandar ele “tomar em um dos órgãos dele” (Nem sei se é considerado órgão).
    Bjão,
    Pe

    ResponderExcluir
  11. Bom dia tia Rosa!
    Hoje entrei no blog do Renato,a história dele é muito linda,muita força de vontade e tudo encarado com bom humor,adorei as fotos também.
    É tão interessante que não da vontade de parar de ler,li quase todos os posts e não tem como não ficar emocionada!
    Ele literalmente da um pé na bunda da gente,que exemplo!Acho q nunca ... nunca mais vou reclamar de nada!
    Torço muito pela recuperção dele.
    Bjo Lui
    Luiza Helena Teixeira Valentini

    ResponderExcluir
  12. Querido sobrinho, desculpe discordar, mas vossa senhoria, já cagou e saiu da moita muitas e muitas vezes. Vejo isto principalmente depois que comecei acompanhar seu blog. Aliás, até este "bambi" aqui contou o seu hino favorito!! Tenho orgulho deste feito, pois me ensinou que teu amor pela vida vale e vale muito para todos que te seguimos. Vale também ficar elevando uma perna de cada vez quando estiver deitado ou sentado. Grande abraço e "vamo que vamo"

    ResponderExcluir
  13. Renas Billy querido,

    Também vamos começar a fazer caminhada. Tio Gandhi e eu. Pelo menos uma vez por dia. Quero que nos diga que tem feito as 5 vezes,tá? Não é nosso "passatempo" preferido, mas vamos acompanhar você e a Irmãzinha...

    A Luiza Helena ali em cima do tio Paulo é amiga da Emily e da Laura. Me mandou essa msg pelo FaceBook e eu quis que vocês lessem. Ela mora aqui perto de casa. Vcs já devem até conhecer...

    Muitos beijos. Saudade.
    Tio Gandhi e tia Rosa... (e como disse a Kakazinha, pega na mão da Santinha e DEITA O CABELO)

    ResponderExcluir
  14. Nossa, 1 mês já! Como passou rápido. Pelo menos para nós aqui na torcida!
    Mas certeza que agora tudo vai ser mais rápido e só alegria daqui pra frente!

    E mesmo não ser curintia, adorei a idéia de uma TV em cada lado do corredor! =)
    Acho que é um baita estimulo! hahaha

    Beijo grande

    ResponderExcluir
  15. Rê,

    Tanta mudança acontecendo em tão pouco tempo...Náo é de se estranhar que o corpo precisa de um tempo para se adaptar a essas mudanças todas , o corpo e a cabeça também e mesmo vc sendo "sussa" elaborar tantos acontecimentos não é algo simples.
    Muita coisa o tempo ajuda a compreender, fazer sentido ( dar tempo ao tempo como dizia a vó Chafia) e outras talvez nem o tempo...é a vida e seus mistérios.
    Bom, se tudo isso é muito complicado há por outro lado algo fácil de entender e admirar e aplaudir que é vc e a sua força ( e da Tia Sil), garra de enfrentar, desafiar e superar todas "adversidades"
    Vc escreveu que os comentários ajudam e tal , mas são vcs que tem dado força para todos nós.A legião de fãs, admiradores (não só seguidores) é imensa e aumenta a cada dia...vcs são realmente um exemplo de superação, determinação, força e amor.
    Amor esse que faz com que nos emocionamos a cada dia, a cada conquista de vcs que também é nossa!

    RÊ E TIA SIL :PAIXÃO NACIONAL E INTERNACIONAL!!

    Fiquem com Deus!

    Beijos de todos nós

    Raquel

    ResponderExcluir
  16. Grande Re-nervos
    adoro seu bom humor irmãozinho! e tambem fico muito feliz em perceber sua maturidade em relação a tudo que voce tem vivido. e achei genial sua percepçao de um outro aniversario! continue com a sua postura, por favor! o mundo precisa de voce! meu heroi!!!!
    ps: faço coro com o joao prata (agora que e papai e ouro srsrsrsr): manda um e-mail pra esses sem noçao do ministerio!!! whatafuck beijos

    ResponderExcluir