terça-feira, 21 de setembro de 2010

Faaala!
Então, fomos no shopping hoje (de novo!) pra minha mãe comprar uma botinha pro frio. Na verdade,  um dia vou escrever disso, sério, vai até ter título “Tia Silvia e as Botas”. Mas depois eu falo, porque a epopéia dela ainda não acabou!
Aí quando a gente vai no shopping, eu sempre vou num pico na praça de alimentação que chama Frutillo. Vende smothies, aquele lance batido com gelo e tal. É bom, os caras fazem com fruta mesmo, eu gosto... E hoje eu pensei “ah vou pegar um suco... se tem fruta, tem suco”. E perguntei do que tinha suco, e a atendente “não fazemos sucos!”. Meu, o lugar tem fruta, é todo decorado estilo natureba, com frutas penduradas, tem uns lanches naturais e tal, essas paradas que a Stella come... E não vende suco! Só vende os sucos prontos deles aqui... Barbárie!
Mas aí você vai ver, não tem suco de fruta (feito da fruta mesmo) em nenhum lugar aqui! Nenhum restaurante, mercado, nada. Nem aqueles tipo Maguari, ou uns Del Valle, qualquer coisa que pelo menos finja melhor ser fruta! É impressionante. Os sucos aqui são muito artificiais. E nem disfarçam, no rotulo tá lá “contém 10% de concentrado de fruta”. 10%! E vai saber o que é o resto. E não tem suco de uma fruta só (tirando o de laranja), os sucos são sempre de duas ou mais frutas, tipo uva e maçã... Mas eu já entendi qual que é a dos caras. Eles fazem essas misturebas químicas e colocam lá o pozinho (tipo Ki-Suco, Tang), olham a cor do líquido que vira “hmmm essa cor combina amora com manga e abacaxi” e colocam lá o rotulo! Quem aqui já bebeu um suco natural dessa mistura pra saber o gosto? E pronto! É, porque o lance é esse, você compra e vê se gosta do sabor, nem pensa nas frutas, abstrai mesmo, vai na sorte... E o engraçado é que a maioria dos sucos tem romã! É o que mais tem... romã com alguma coisa... em inglês é Pomegranade. Até agora o melhor que eu achei é o de maçã com amora... tem nada a ver com nenhuma das frutas, mas tá beleza, não é ruim. Ah, tem também suco de açaí. O pior são os nomes. Tipo, tem a marca lá que eu num lembro, e se é açaí com guaraná é Açaí Samba Energy, aí com morango é Açaí Rio Flavor! rs Só faltava um subtítulo, tipo "Seu dia com um pouquinho de Brasil"! rs
         Mas meu, não tem suco mesmo! E puta raiva, porque como não tenho comido, passei a beber mais (não, também não estou bebendo cerveja... por enquanto!), porque líquido desce bem, não dá enjôo nem nada. E ajuda a tirar a acidez do líquido que sai na bolsa de gastrostomia. Então bebidas deixaram de ser só pra acompanhar os pratos. Tava lembrando agora, eu saía com a Jack e a gente ia atrás de bares que tivessem mais opções de sucos e tal... Era difícil achar viu... A maioria tinha muitos tipos de breja, de pingas, vinhos... É claro né, ninguém vai num bar pra não comer nada e só tomar sucos! Só eu mesmo! rs Tinha um legalzinho na V. Madalena... Pirassanduba, acho. Mas então, comecei a tomar mais sucos, testar umas frutas diferentes e tal. Tem um pico perto de casa que tinha tudo quanto é fruta, mas tudo mesmo, tipo graviola, seriguela... uma porrada. Eu ia lá e trazia uns 3 pra casa, todo dia, fazia umas misturas e tal. Continuei tomando refri... todos, até fanta uva! Mas comecei a procurar mais opções de coisas pra beber. Ah, tomei muito suco de maracujá, né Daniel! É, era de maracujá orgânico que meu irmão plantou lá em São Joaquim! Animal, muito bom mesmo! Tomei tanto que até enjoei! Quando ia no supermercado, ficava só na seção de bebidas. Via uns iogurtes, porque leite não caia legal (mas mesmo assim as vezes eu tomava, porque sempre gostei muito de leite gelado, desde pivete). E sempre que lembrava, em dia de feira, comprava caldo de cana. Tomava muito picolé também. O Rochinha ganhou uma grana comigo, tinha um do lado de casa!
         As vezes, quando tava numa fase boa, tomava um vinhozinho também. Isso nem sei se os médicos autorizariam. Mas não me importava muito, na verdade. Nessa parte, eu sempre fui bem mais no que eu sentia do que no que eles indicavam. Não por querer confrontar, nem me impor, nem nenhuma besteira desse tipo. Mas porque eles realmente não sabiam, nem tinham como saber. O que o médico fez na cirurgia em mim ele nunca havia feito, nem nenhum outro médico fez em outra ocasião. Não tinha o que eles chamam de literatura médica. Não tinha ninguém com o sistema digestivo igual ao meu pra servir de parâmetro. Porque não é que ele tirou o intestino e pronto. Ele mexeu no outros órgãos quase todos pra viabilizar o funcionamento dessa nova forma. Inclusive, esse é um dos motivos de eu ter que fazer esse transplante todo e não só o do intestino. Então eu sempre fui o meu parâmetro. O que me faz bem eu continuo, o que faz mal eu corto. É assim que eu tenho feito minha dieta nesse ano! rs
Mas enfim, acho que os americanos, em geral, não tomam suco. Hoje fiquei com vontade de perguntar quantas vezes eles repõem a prateleira de sucos no mercado. Deve ser só quando expira a validade!
E só mais uma coisa. Imagina se o Ronaldo não estivesse machucado e jogando igual ao ano passado! Ia ser covardia...
É isso aí!


3 comentários:

  1. Oi,Renas!!
    Nossa,pra mim é novidade essa de não ter suco natural aí...!Bom,mas fruta tem,né???Ou não??
    Vc pode comprar as frutas e bater no "lidificador"...rss
    E ontem,hein??Ahhhhhh que fofinhos,os pinguins e a Santinha também!!!!

    PAZ E AMOR!!!
    kamila

    ResponderExcluir
  2. Renas, depois que "os caras" inventaram a Coca (no meu caso, a Zero), eles tem crédito. Não precisam fazer sucos, agua... Deixe pra tomar suco natural aqui em São Jm (Nos USA temos que preferir, químicos, corantes, flavorizantes...) rsrsrs.

    Mudando de assunto, tbem não entendo qual é a dificuldade de comprar um sapato/bota. Temos q escolher a cor, um número que sirva e pronto! Acho melhor não nos aprofundarmos nesse tema (somos minoria).

    Agora falando sério: Desde a primeira vez que entrei no Blog me surpreendi com o seu poder de "passar as ideias para o papel", sério mesmo, não sabia q vc escrevia tão bem (narrativa, pontuação...).
    Aquele professor Paschoale, se acha o cara porque sabe se o correto é com "ç", "ss", "z", "s"... Após esse Blog, o reinado dele está com os dias contados.

    Bjão

    Pe

    ResponderExcluir
  3. Ah, nós dois no Pirassanduba, domingo a tardinha...

    Pede pro seu irmão, seu pai levarem uns sucos quando forem te visitar!

    Aproveita os refris porque quando você voltar, já sabe, né?!

    ResponderExcluir