terça-feira, 14 de setembro de 2010

Fala pessoal!
Então, hoje fui em um outro hospital, chama Methodist. É tipo uma rede de hospitais dessa Clarian Health. O que eu fui nos outros dias é o Indiana University Hospital, que é aqui pertinho.
Fiz um monte de teste do coração. Ficamos lá das 9h30 até as 15h. Teve ecocardiograma, um outro que chama stress test. Esse aí é muito doido, os caras deram um remédio na veia que acelera o coração... mas meu, acelera muito, chegou a 168 bpm! Fiquei até meio tonto... Aí eu conversei com um cardiologista também. Meu coração tá firmeza... pelo menos alguma coisa aqui funciona direito aqui né! heheh Aliás, hoje descobri que vão tirar meu baço também! Ô beleeeeza, agora já são seis órgãos na brincadeira: o pâncreas, o fígado, o estomago, o intestino delgado, o grosso e o baço!
Eu acho que eu devia estar bem mais preocupado na verdade né. Sei lá, as vezes penso nisso... aí fico com um pouco de medo... É, porque todos os médicos falam de riscos. A Lauren, que é a coordenadora de transplantes multiviscerais, falou que é a cirurgia mais complexa que eles realizam. E continuou dizendo que como um transplante é a operação mais delicada que a medicina atual realiza, logo eu estava me submetendo ao processo mais “complicado”. Aí ela falou isso e eu disse “ok” ué... nem sei se é verdade o que ela falou, mas meu, o que a mulher queria que eu fizesse? Começasse a bater a cabeça na parede... que eu desistisse e voltasse pro Brasil? Eu não! Num sei porque ela falou isso. Como se eu achasse que fosse fazer cirurgia de apendicite!
Mas isso é um lance meio complicado mesmo. Quando eu soube da possibilidade de fazer o transplante, fiquei eufórico! Lembro da Jack dizendo que fazia tempo que não me via tão animado...  Mas claro, era a oportunidade de eu finalmente, depois de 3 anos, ficar bem de novo. E esse último ano tá muito difícil, eu não tava agüentando... acho que foram mais de 10 internações, a última de 16 dias e com UTI no meio, quimioterapia... eu tava sobrevivendo só! Aí nem pensei duas vezes, já comecei a agilizar a viagem... em menos de um mês tava aqui!  Só nos últimos dias que eu estou aqui que começou a cair a ficha da barbárie que é essa cirurgia. Beleza, é uma puta cirurgia mesmo, bem arriscada e tal... Deve durar umas 15 horas. Mas eu sinto que vai dar tudo certo. Pode ser porque sou meio lesado, meio avoado, e não me dê conta da gravidade do lance todo. Sempre fui assim... Isso já me atrapalhou várias vezes, mas agora acho que isso tem me ajudado. Não é que eu não me dê conta, eu sei que é treta! Mas o que eu não vou fazer é me esforçar pra ficar mais preocupado ué!!
 Eles falam que a taxa de sobrevida é de 85%. Imagina, das cirurgias que eu fiz, tirando as das costas, acho que nenhuma tinha mais que 5% de chance de eu sair vivo... Então se fosse pra eu morrer já tinha morrido! Eu não passei por tudo isso, tantas cirurgias e infecções pesadas, vários tratamentos, tanto sofrimento mesmo, pra não sobreviver justamente à cirurgia que vai me trazer de volta minha vida! É isso que esse transplante representa pra mim! Tudo bem, de repente não tenho muitos motivos técnicos pra ficar tranquilo que vou sair bem dessa operação, mas com certeza é a melhor forma de se "preparar" pra algo de risco em que não se pode ter certeza do resultado, não é? É uma questão de ser otimista ou pessimista... Ah, e teve um outro lance que eu achei legal. O médico que vai me operar disse que nunca alguém que ele operou morreu! heheheh animal! E eu nunca fui primeiro de nada, inclusive nasci como último. O último de 4 filhos! hehehe boa essa!
O que eu fico com pé atrás, que acho que vai ser bem chato, é a recuperação. Falam que devo ficar uns 5 dias na UTI, depois mais 3 semanas internado e depois venho pra casa e fico indo lá quase todo dia por um tempo pra fazer o controle, ver se não tem rejeição de nenhum órgão, nenhuma infecção e tal. Aí tem todo o processo de voltar a comer, as paradas começarem a funcionar aqui dentro, colocar um tubo pra alimentação enteral (direto no meu estômago), tirar o cateter da nutrição parenteral, passar a me alimentar por boca normal, tirar o tubo de enteral... enfim, vai ser um saco até eu poder comer no Taco Bell! Haja paciência! Mas beleza, a recuperação das outras cirurgias que eu fiz tambem foram um saco. E o transplante tem uma grande vantagem, porque das outras vezes eu me recuperava da operação mas continuava ferrado, já que sempre eu tinha que lidar com alguma coisa na minha rotina que piorava de uma cirurgia pra outra - na primeira o tumor ainda tava lá, na outra tiraram parte do intestino, e na última tive que aprender a viver sem intestino. Tá louco! Agora não, vai ser uma recuperação pra ficar 100%, sem tumor nenhum, sem parenteral, sem bolsa de gastrostomia! Agora vai! Isso sim que é se recuperar, ficar bem!!

9 comentários:

  1. Renas, "motivos técnicos", estatisticas, probabilidades... deixe isso pros médicos, matemáticos e quem mais se formou para trabalhar com isso. Não temos que nos preocupar com isso.
    Aproveite o tempo ocioso para "botar pilha" nos médicos para te liberarem para ir no "TacoBell" (se precisar de ajuda para "apertar os homi", é só dizer). Outra coisa legal para fazer, é comprar presentes para os primos do interior rsrsrsr (Bom, deixe isso prá la, tem muito primo pode dar problema na alfandega).

    Renas a galera toda ta acompanhando o Blog (muito legal), só não postam comentários, pois o povo do interiorrrr tem medo de fazer "cadastro na net" (Sabe como é, né? pode ter alguem querendo descobria a senha do banco ou grampear o telefone rsrsrsrrsrs).

    Grande abraço.

    Pe

    ResponderExcluir
  2. Boa, Bili!

    E já que incluíram mais um órgão, aproveita e pede para apertarem os parafusos da cabeça. hehe.

    Vai, curintia!

    ResponderExcluir
  3. Oi priminho quase sobrinho!!!rs... Primeiro deixa eu explicar o "João Pedro disse": a conta no"gugou" tá no nome dele e eu não sei mudar(O Pe tem razão:povo do interiorrr X net...dá uma briga boa...hehe).Bom,mas vamos ao que interessa:Até ontem vc era um pivetinho,posso até dizer "te peguei no colo"(nossa essa foi demais,né??)e agora vc já ta falando "quinem" gente grande!!!!Mas é isso aí Renas,quem fica parado é poste!!!Não querendo filosofar mas já filosofando,saiba que a vida nunca joga pra perder,se vc chegou até aí é pq vai dar tudo certo!! Fé em DEUS e pé na tábua!!! Dá um beijo nas "minina" e um pra vc também!! Tamo tudo na retaguarda...qualquer coisa é só gritá qui nóis escuta!!!kkkkk
    Kamila

    P.S.- vc disse que não tem muito o que fazer,né??Até parece meus "mininu" falando: Ahh mãe,não tem nada pra fazêê...e eu digo: uai,então não faz nada muleke...hehe!! BJ

    ResponderExcluir
  4. Renas,

    Certo! o coração e ele é forte é Coringão! Vai que vai, é isso vai dar tudo certo certeza.

    tamo junto

    abs

    Matheus

    ResponderExcluir
  5. Rê, se você fosse embarcar nas estatísticas dos médicos... Nem preciso completar, né?

    Você sempre foi essa pessoa incrível e maravilhosa, um otimista incorrigível e deve continuar assim. Também acredito que se você chegou até aqui, aguentou tanta coisa difícil, é porque vai ficar tudo ótimo. Eu sinto isso!

    E, pra relembrar, "os últimos serão os primeiros"...

    Não vejo a hora de você ficar bem e ser muito feliz. Você merece!

    Beijos e um "samba no nariz".

    ResponderExcluir
  6. Rene, apesar de todas essas idas e vindas nesses 3 anos,, você é um cara de sorte, e sempre vai ser.

    Vai sair bem dessa com certeza, e estará bem para ir ao Pacaembu na Libertadores do ano que vem. Agora só falta o Timao classificar, pois já renovei a sua conta Fiel Torcedor. E como a gente diz, tua Vida já ta renovada.

    Isso aí, boa sorte. Vai tirar tudo de letra.

    Abraço,

    Buzudo

    ResponderExcluir
  7. Meu querido! Só vc mesmo pra fazer rir diante de uma situação difícil. Cara, pessimismo é pros pessimistas e essa nunca foi uma caracteristica sua. Ainda bem! Porque não leva nada a lugar nenhum. Como dizem os budistas, nós sempre temos a escolha na forma de encarar as coisas, pelo lado bom ou ruim. E assim trilhamos nosso caminho.
    Você é um rapaz iluminado! Leve, queriiiiiiiiido demais! Vai dar tudo certo! Agora até eu to com vontade de comer no Taco Bells. hahaha
    Beijos!
    Naná

    ResponderExcluir
  8. Fala Mestre,
    você é o cara,
    tamo com saudade,
    volta logo,
    bjs e abs
    du e Li

    ResponderExcluir
  9. Vai Curinthaaaa!! hahahahaha
    É isso ae tranqueira, otimista sempre e vai que vai que vai ficar melhor! Fico feliz em saber que está de cabeça ergida é assim que tem que ser! Acaba tudo ae e depois eu, vc e a Jack vamos curtir NY. Agora que sei do blog vou ficar de olho nas novidades! Te cuida ae mano!
    Beijinhos

    ResponderExcluir