sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

EPOPÉIA 14

Ooooopa!
Primeiro quero agradecer as mensagens que vocês mandaram! Muito bom, mesmo, ler esses recados, principalmente nessas horas. E agradeço ainda mais pela minha véia! Ela ficou super emocionada e tal, até chorou! E um recado para minhas tias e amigas da minha mãe: Mandem mais e-mails pra ela, po! A Santinha está carente! Agora que ela está toda interneteira (palavra cunhada pela própria!), ela está adorando mexer no computador! E o que ela mais gosta é de ver os e-mails. Sério, ela entra toda hora pra ver se tem alguma mensagem! E fica super frustrada quando não tem e-mails pra ela! Vai, é sacanagem! Então vamos lá, pessoal: mais e-mails pra minha véia/ Santinha/ Lelé, também conhecida como Silvia! Heheh. Né, mãe!
                E agora eu já estou um pouco menos com raiva. Já caiu a ficha de que não vai adiantar eu ficar resmungando. O lance é continuar seguindo em frente. Tenho nem o que pensar a respeito, na verdade. Aconteceu e pronto. Já era! Dei um passo pra trás, é fato, e foi inevitável. Agora volto a não saber a data em que vou embora. Praticamente um déjà vu, né! heheh É um saco essa situação, porque fico querendo perguntar ao Rodrigo toda hora quando vou embora. Tipo, ele vem explicar o que está rolando e tal, mas tudo o que ele fala eu ouço meio que através de um filtro, sempre buscando uma idéia de quanto tempo leva a recuperação desses lances, e quando eu vou pra casa. Claro que presto atenção no que ele está falando, mas isso não sai da minha cabeça um segundo, fico pensando: “será que agora é uma boa hora de perguntar?” hehehe. Foda, é praticamente uma paranóia, neurose, sei lá! E só passa quando compro a passagem. Da última vez foi assim, não tem jeito.
                Bom, vou escrever mais um pouco da epopéia. É bom, também, porque levo a cabeça pra outro lugar.
                Eu estava falando da quimio que eu iria começar. Antes de começar esse tratamento, eu tive que colocar o catéter. Na verdade você pode escolher não colocar o catéter e tomar o lance todo na veia. Mas tem risco até de necrosar o braço, de tão suave que são as medicações que compõem a quimio.O problema é que é caro. Pra colocar esse cateter, foi uns cinco mil reais. Chamava-se Porto Cart. "Meu primeiro cateter"! Hahahah. E tinha uma base que era “instalada” embaixo da pele, no lado direito do peito. E antes de cada sessão de quimio, tinha que colocar os fios, tinha uma agulha que furava a pele bem em cima dessa base, era uma agulha meio grossa. O ruim era que, quando não estava rolando quimio, eu só tirava os fios, e ficava sempre com aquela base, meio pontuda, por baixo da pele, o tempo inteiro. Era praticamente uma mini-teta no meu peito! Era muito estranho, e quanto mais magro eu estivesse mais aparecia a mini-teta! Eu fiquei com esse catéter mesmo depois de terminada a quimio, já que havia a possibilidade de eu ter que fazer outra quimio. No fim, fiquei com esse Porto Cart até trocar por esse último catéter que usei, o Hickman. Não sei o que era mais estranho, uma mini-teta, ou um tererê pendurado no peito!
                Comecei a quimio lá pro meio de maio. Meu, vocês não tem noção do tamanho da lista de possíveis efeitos colateriais que eles te dão. Sério, tem umas 3 páginas, fácil! Eu li aquilo e fiquei preocupado, né! Eles podiam resumir a lista com um item, apenas: Pode acontecer TUDO com você, filhão! heheh De verdade. Inclusive, o médico falou que, em alguns casos, eles não dão essa lista ao paciente. Eles fazem uma menor, manualmente. Isso porque alguns pacientes, mais noiados, ao lerem esses sintomas, começam a achar que tem tudo. Meio que projetam em si tudo aquilo que leram. Doido, né! Nesse dia eles já me deram o número do pager do Paulo Hoff, pro caso de uma emergência. E eles descrevem sintomas que configuram situações em que deve-se entram em contato com os médicos imediatamente, assim como os sintomas que são comuns e não oferecem risco, com os quais não se deve preocupar. Enfim,fica tudo bem amarrado, pra evitar qualquer surpresa. A minha quimio seria de segunda-feira a quinta-feira, uma vez por mês.
                No primeiro dia fui com muito medo. Minha mãe até foi e ficou lá comigo. Me assustei quando vi as paradas. Eram três bolsas. Uma com um líquido laranja fosforescente (igual aquele gel de ascender lareira), uma outra bolsa com um líquido preto, e pra terminar uma que era amarelo xixi. Ué, não inventam um monte de cor, sei lá, tipo roxo beterraba, vermelho tomate, azul calcinha? Então, esse era amarelo xixi! Eu ficava umas 3 a 4 horas no hospital, na salinha da área de químio. Sempre pedia sala com cama, porque aí eu capotava. E terminado o primeiro dia eu estava bem. Segundo dia, também. Mas sempre pensando que uma hora ia rolar a house desabation e eu ia ficar podrão! Por fim, fiz os outros dias e beleza. Não rolou enjôo, nada. Nenhum dos 4568942 possíveis sintomas. E minha mãe nem ia mais, meu pai me deixava lá, ia pro escritório e depois passava pra me pegar. Eu iria sozinho, mas não pode, é uma regra do hospital. E eu chegava em casa na hora do almoço com uma fome absurda! Isso era por causa da cortisona, que realmente dá fome, a pessoa retém mais líquido, fica com aparencia inchada. É um problema ainda maior pra paciente gordinho. Mas continuei a achar que logo iria dar alguma coisa. Ficava toda hora puxando meu cabelo, pra ver se estava firme. Os médicos haviam me dito que, se eu fosse ficar carecão (pois era uma possibilidade, não certeza), o cabelo cairia a partir do segundo ciclo da quimio.  Lembro que, antes de começar o segundo ciclo, eu tirei a costeleta. A idéia é que assim seria menos impactante, aos poucos. Melhor do que ficar sem todos os pelos de uma hora pra outra, né! Depois de um mês, eu voltei para o segundo ciclo. A essas alturas tinha tido alguns sintomas, que foram na verdade apenas dois, que eu me lembre. Muitos cravos, no corpo inteiro, e que coçava demais. E muitas aftas na boca. Eram umas quinze ao mesmo tempo. Era surreal aquilo. Era muito ruim pra comer. Eu quase não mastigava, dava duas mordida e engolia! Eu andava até com pasta de dente na mochila. Escovava antes, pra conseguir comer, e assim que terminasse. Mas o cabelo continuava ali.
                Fiz o segundo ciclo e continuei apenas com esses sintomas. Só que uns 10 dias depois, eu estava em casa com a Jack, era fim de tarde, quando olhei o meu travesseiro e ele estava preto! Sério, estava tomado por muito cabelo. A gente ficou assustado! A Jack foi testar e puxou um pouco de cabelo da minha nuca. Veio um tufo de cabelo... O que ela puxou, veio na mão dela, sem ela fazer força. E eu não senti nada, não senti um puxão. Essa hora eu gelei. Peguei e puxei os pelos do cavanhaque e veio na minha mão. Ou seja, o cabelo estava morto, não tinha mais raízes. Eu fiquei ainda um tempinho meio abobado, mas a Jack me agitou e fomos procurar um lugar pra eu raspar o cabelo. Mas já eram 19h, horário em que a maioria dos cabelereiros fecha. Eu entrava afobado nos salões e falava: “ eu preciso passar a máquina, você faz isso pra mim, é rapidinho.” Eheheh. Levei alguns nãos, até que uma japa aceitou. Acabei decidindo pela máquina 3, em vez de raspar zero. Pelo mesmo motivo que tirei aos poucos a barba. Seria menos impactante. Eu queria passar um final de semana com aquele cabelo. Seria mais fácil pra me acostumar. Durante esses dias, eu tinha o maior cuidade no banho, porque era só encostar no cabelo pra ele cair. Mas chegou no domingo e não dava mais, eu tinha que raspar zero. Estava com uns buracos gigantes no meu "penteado." Parecia bicho de faculdade depos do primeiro dia de trote! Então fui com a Jack no único que tinha aberto, perto da casa dela. Mas mesmo raspando com máquina zero, ficaram muitas falhas. Mas eu estava resistente a raspar com gilete, e fui embora. Mas no caminho a Jack me convenceu e voltamos lá pra finalizar, de vez. E a infeliz da cabelereira quase arruma briga com a Jack, que ficou puta com o comentário: “hmmm mas não sei se você vai ficar bem se raspar com gilete. Já perguntou se ela vai gostar?” E apontou pra Jack. Heheh. A Jack quase falou: “não, ele vai raspar porque o cabelo está caindo por causa da quimio que ele está fazendo, mesmo!” heheh. Mas eu, nessas horas de stress, sempre preferi ficar quieto, assim a situação acaba mais rápido. Aí a mulher raspou com aquelas laminas de barbear das antigas. Nossa, aí foi uma sensação muito bizarra. Eu não conseguia parar de por a mão na cabeça. Era muito estranha, parecia que era a cabeça de outra pessoa. E eu sempre tive essa puta juba, né! Ainda bem que, dias antes, eu e a Jack tínhamos ido ao centro fazer um estoque de bonés, gorros e boinas! E isso foi no começo de inverno, lá pra Junho, mais ou menos. E, nas primeiras semanas, até pra dormir eu colocava um gorro! Sério, dava o maior frio no Côco. E meu, a minha careca não era, exatamente, a mais bonita. Eu tenho um galo, desde criança, bem no topo da cabeça! Nossa, parecia aqueles Coneheads, sabe? Tinha um seriado de uns caras com a cabeça em forma de cone! Era igualzinho a mim! Inclusive, foi prevendo toda a beleza que surgiria com a revelação da minha careca, que eu pedi um tempo pro Paulo Hoff pra ganhar mais peso!
                Bom, pra variar escrevi demais! Agora vou dormir. Um beijo pra todo mundo e, mais uma vez, obrigado pela força! Saibam que nunca vou esquecer. Nem minha véia!

5 comentários:

  1. Billy-Billy,

    Ninguém, mas ninguém mesmo vai desistir de vc, viu, seu bobo! Dizem que o melhor da festa é esperar por ela; então é isso: vamos, junto com vc e com a vó Santinha, esperar mais um pouco pela festa da sua chegada.

    O importante é que vc venha bem, meu filho. Nem que demore mais um pouquinho. Mas fala verdade, Renas, que isso foi um saco, isso foi.

    Tamos junto, sempre.

    Tia Rosa

    ResponderExcluir
  2. Este é o Renas Billy!!Depois de absorver o impacto..."Levanta,sacode a poeira e dá a volta por cima"!!Como sempre...!!!

    E esta é pra vc,Santinha'interneteira':
    Sempre que se sentir 'carente',lembre-se que sua legião de fãs está aqui na maior torcida pra que tudo dê certo o mais rápido possível e que vcs possam,finalmente,estar de volta!!
    ...E não tem um dia sequer,que eu não pense em vc e na sua luta pelo bem estar do Renas,com admiração e carinho!
    Nós amamos vcs!

    Fiquem com Deus,queridos!bjs
    kamila

    ResponderExcluir
  3. Nervos, guenta que tudo vai dar certo.

    ResponderExcluir
  4. Primo e tia do coração!!!

    Queria muito que estívessemos todos juntos...
    mas, como já disse antes "para estar junto não é preciso estar perto e sim, do lado de dentro"
    Vcs são muito especiais e queridos para todos nós!!!
    Logo, logo estaremos todos juntos...vamos comemorar e muito!!!
    Estão todos aqui mandando muitos beijos.
    Amamos vcs!!!

    Saudade Gigante ...

    ResponderExcluir
  5. Querido Renê !
    Antes de mais nada te peço mil desculpas pela ausência nos comentários aqui no blog e minha ausência mesmo na leitura dos novos acontecimentos. Só tenho de pedir desculpas! Porém, isso eu te garanto meus pensamentos, energia, vibrações (ou seja lá como se chame isso) positivas, de Força, de Amor, de Saúde para VOCÊ sempre estiveram presentes em mim, nunca me abandonaram e torço cada dia mais pela sua recuperação da melhor maneira possível. Sempre que encontro o Lucius ele me conta várias coisas e fico muito emocionado com tudo que ele me fala! Nos encontramos na semana passada e ele comentou da sua volta, nós (eu, Matheus e Gui) ficamos extremamente felizes com a notícia e com a possibilidade da volta iminente. Como Deus escreve certo por linhas tortas, esse momento não vai tardar, tenho certeza, fico todo arrepiado pensando e sentindo tudo isso, pq apesar da minha ausência virtual e a distância física efetiva (peço desculpas novamente pelo meu jeito, confesso que tenho este defeito e luto para melhorar esse aspecto) eu sempre TE AMEI e TE AMAREI para sempre meu amigo!!!!!!! Você é um exemplo pra todo mundo! sempre foi! e estou aqui (apesar da distância, próximo de alma) torcendo sempre para que o melhor aconteça para você meu irmão! Mta força meu guerreiro! Vc é foda e voltará pra casa o quanto antes! Mande um abraço e um beijo para toda sua Familia e para você só posso continuar desejando TODAS as coisas boas que você merece ! Um abração pra você, saudades e estamos aqui, te esperando! Fiquem todos com DEUS!

    ResponderExcluir