domingo, 6 de março de 2011

Faaala!
                Pois é, estamos por aqui. No hospital, em Indianápolis, nos EUA! Com certeza, não é onde eu esperava estar no meu aniversário! Ainda mais sendo o dia em que completo 30 anos! É, sou trintão! Mas eu nunca fui muito ligado a aniversários e tal. Sempre foi só uma desculpa pra reunir amigos, muitos daqueles que a gente só vê nessas datas. Era um dia pra comemorar em alguma baladinha. E sempre, no domingo, rolava o tradicional almoço com a família. Todo ano era assim. Hoje resolvi relembrar meus últimos aniversários. Quando fiz 27, foi o dia em que acordei do coma, na primeira internação da epopéia. Foi bonito, meu renascimento, um simbolismo legal. Mas sem comemoração. Saí do hospital só no fim daquele mês. Quando fiz 28, chamei todo mundo pra uma baladinha. Lembro bem desse dia. Foi uma época calma da caminhada, uma trégua no meio da treta toda. Nesse que eu ganhei um mural de fotos da Jack, muito lindo. No ano em que eu fiz 29 anos eu fiz um lance lá em casa. Minha mãe fez uma comidaiada, tudo o que eu pedi. Engraçado, bem no ano em que eu não podia comer, eu quis fazer um lance com rangos em casa e chamei um pessoal. É que também não rolava de sair. No fim, foi gente demais, mais de cinqüenta. Rolou um esquemão pra receber o pessoal em casa. A casa ficou uma zona, mas foi legal. Na verdade, valeu mais pelo carinho das pessoas que foram lá. Eu estava com a borseta, meio desconfortável, sem conseguir conversar com todo mundo, como eu queria. Aliás, como tudo o que eu fizesse com a borseta. O máximo que eu conseguia chegar era no quase legal. Mas fiquei orgulhoso do esquema que fizeram pra mim. Eu só fiz o som, que eu gosto de fazer, acaba sendo um passatempo!
                E esses 30 anos eu estava, realmente, pensando grande! Imaginava que estaria aí no Brasil, cheio de gente em volta. Pensava nas muitas comemorações que faria. Uma no dia 6 mesmo, só com a família, mais tranquila. Outra com todo mundo, mais pra frente, fechando algum pico pra poder ir todo mundo que eu conhecia. E uma em São Joaquim, na fazenda, com a parentada toda, todo mundo comemorando comigo e tal. E essas festas seriam todas mais animadas, pois representavam também minha comemoração por estar de volta e com saúde, né! É aquela história de se criar expectativa. Sempre dá merda!
                Ah e, sei lá, trinta é trinta, né! É diferente. Acho que se eu estivesse bem, tudo normal, eu nem me importaria muito com essa data. Nunca liguei. Mas o fato de não poder comemorar do jeito que eu quiser, faz dessa data especialmente ruim. É como se eu quisesse, só por não poder. Eu juro que estou tentando ser otimista, pensar positivo e pra cima. Mas está difícil. É um saco ter que passar por tudo isso de novo. É a reprise de um filme ruim. Ah, mas eu podia ter me ferrado, pois se eu estivesse no Brasil quando isso acontecesse, eu poderia morrer. Bom, esse lance de poderia morrer já não me abala muito, na verdade. Coisa mais estranha. Como assim, poderia morrer? Se for pra morrer, você vai morrer. Como diria Raul, pode ser um tombo besta, batendo a cabeça no meio fio. Então se eu não morri, não era pra eu morrer. E pronto! Não tem nem o que pensar sobre. Isso, no máximo, pode servir como um toque, pra você viver melhor, sei lá, aproveitar a vida, enfim, cada caso é um caso. E outra coisa, alguém já morreu, passou um tempo morto, e depois voltou pra contar como foi? Então não dá nem pra dizer que seria pior morrer, ué. Mas calma, eu agradeço sempre, não quero saber tão cedo como é depois que a gente empacota. Isso foi só uma constatação. Com certeza é horrível pra quem fica e perde alguém querido, mas pra quem morre, não se pode afirmar, ué!
Agora, voltando. Eu comemoraria se eu tivesse motivo. E motivo, pra mim, seria estar fazendo o que eu queria fazer. Não estar numa cama de hospital, vivendo a pior parte da recuperação, tudo de novo. Hoje fui andar com minha mãe e vi que estou ser força nenhuma. Ou seja, voltei pro zero. E vou comemorar o que? Que poderia ter sido pior? Pra mim, isso é o pior que poderia ser. Não falo isso por ser carnaval. Nem mesmo por ser meu aniversário. O lance do meu aniversário serve mais é pra simbolismos, essas comparações com outros anos e tal. Mas eu estaria triste de qualquer jeito, mesmo se não fosse meu aniversário. Ou alguém estaria feliz no meu lugar? Claro que faz bem pensar que estou com uma equipe boa cuidando de mim, os melhores médicos, e que está tudo sob controle. Mas o pensamento não pára aí. Na verdade vem tudo junto, na mesma onda! E quando você não está bem, não vem muita coisa bonita na cabeça. É igual quando você bate o carro. Ninguém pensa: “Ah, mas tranquilo, eu tenho seguro!” Você pensa é: “Puta merda, vou ficar sem carro, me ferrei!” Não é?
                Bom, inclusive por isso também que estou escrevendo pouco no blog esses dias. Não estou muito com vontade de escrever. Hoje resolvi escrever por ser dia 6 e tal. Depois do blog centenário, vem o blog do aniverário! Heheh
                Um beijo pra todo mundo. E uma hora a gente chega na área! Valeu!

11 comentários:

  1. Boa Muleque,
    feliz aniversario ai meu irmão,
    vê se levanta logo daí....sem moleza...
    quem é rei nunca perde a majestade...

    amanhã pega um donuts daquela tiazinha e acende 3 velas, é nois....apaga e come tudo...

    segura a peruca,
    vc é muita vida...
    um beijão,
    du

    ResponderExcluir
  2. A mesa de almoço da familia ainda está aqui esperando por você!
    E tenho certeza que quando voltar teremos um carnaval fora de época para te receber...(estou com idéias mirabolantes!!!!)
    Raul disse que poderia morrer de um tombo besta,batendo a cabeça no meio fio, é verdade, mas também disse:

    "Beba! (Beba!)
    Pois a água viva
    Ainda tá na fonte
    Você tem dois pés
    Para cruzar a ponte
    Nada acabou!

    Tente!
    Levante sua mão sedenta
    E recomece a andar
    Não pense
    Que a cabeça agüenta
    Se você parar
    Não! Não! Não!
    Não! Não! Não!...

    Há uma voz que canta
    Uma voz que dança
    Uma voz que gira
    (Gira!)
    Bailando no ar..."

    Bem, é isso... feliz trintão!
    Fica bem. Super beijos

    ResponderExcluir
  3. Vivaaaaaaaa!!!!! Hoje é dia de festa,sim...!Mesmo que o seu humor(ou a falta dele...rss)mostre o contrário!!!!
    Feliz aniversário,querido!...Que todos os seus sonhos se realizem(se não for agora,vai ser depois,num dianta fazê birra)!!!!!!!!!
    Santinha,vc tá encarregada de dar os 30 puxões de orelha nele(se ele tiver muito azedo,pode caprichar...rss)!!

    Fiquem com Deus,amores!!Bjs!
    Kamila

    ResponderExcluir
  4. Renas, querido!!!
    Parabéns! Parabéns pelos 30 anos, parabéns pela força, pela coragem, pelo bom humor (mau humor as vezes, é verdade), pela persistência, pela luta, por enfrentar a falta de noção e crença de alguns médicos e por mandar tudo a merda e provar que vc é quem decide!
    E fica tranquilo que festa, não vai faltar!!!
    Beijos grandes!
    Ju

    ResponderExcluir
  5. Cara, tava pensando o que poderia dizer para tentar melhorar seu humor... Tava difícil, pois, como sempre, você “lê muito bem o jogo” e é coerente em suas análises, realmente não ta fácil restabelecer o “nível de energia”... Decidi então reler os posts do início do Blog...

    Foi emocionante relembrar o clima de expectativa, angústia, dúvida, esperança...

    De presente de aniversário, vou transcrever o post da Jack, no dia que você foi pro transplante:

    “Pessoal, aqui é a Jack. Agora - 07:15 de sábado - o Rê foi pra cirurgia, finalmente!
    Vamor torcer, rezar, mandar energias positivas, bons pensamentos, enfim, cada um a sua maneira, vamos nos unir pra que tudo dê certo: pra que os médicos tenham calma, atenção e carinho e realizem a cirurgia com sucesso, pra que o Rê tenha tranqüilidade na mente, no coração e no espírito e que sinta cada um de nós ali, com ele.
    Que a guerreira Dona Sílvia também nos sinta por perto e tenha muita paz, porque a ansiedade nesses momentos é grande.

    É isso: vou atualizando sempre que souber de algo novo, como ele me pediu. A cirurgia tem, aproximadamente, 15 horas, então, só lá pelas 22:00 de hoje é que ele vai pro quarto descansar e se recuperar para o famoso e aguardado "taco bell"! Mas, assim que tiver notícias coloco aqui.
    Avisem pra todos que não acompanham o blog pra nossa corrente ficar ainda mais forte.

    Agora é contagem regressiva pra festa de boas vindas do Rê aqui no Brasil pra celebrar esse milagre. E que ele volte logo, com seu sorrisão pra uma vida longa com muita saúde, amor, felicidade, força... E a amizade e carinho de todos que ele considera tão importante.

    E, como diria ele, vai curíntia!!!!
    Um beijo.
    Jack..”


    Curta seu mau humor e esse período de baixa energia, pois brevemente isso será “apenas” um capítulo de sua Epopéia Vitoriosa!!!

    Desejo a você e a Tia um feliz aniversário, se não puder ser “tão feliz”, que seja uma retomada do Ótimo Humor, Alegria e Felicidade, que são suas marcas registradas.

    Ps.: Me desculpe o tamanho do comentário, mas a intenção foi boa...

    Pe

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Querido Renato,
    pode estar certo, nós estavamos aguardando este nomento de nos encontrarmos com muita ansiedade, temos que adiar este encontro...Deus sabe o motivo, e pode crer foi melhor assim. Porém maior que isto, o que realmente importa é sua saúde e bem estar.
    Feliz aniversário, muita calma e paz para que esta ansiedade não atrapalhe a sua plena recuperação.
    Falo do fundo do meu coração, não estamos na sua pele, mas estamos sempre juntos você em oração pensamento e sentimento.
    Você já esteve em situações muito mais difíceis que esta e Deus te deu a vitória em todos elas, espera o tempo de Deus, segura nas mãos dele que juntos vocês atravessaram mais esta.
    Beijos
    Isaac´s e Anê

    gostaria de te enviar uma reflexão:
    Certo dia uma pessoa foi assaltada, onde levaram o seu relógio, que era um bem de familia, passado de geraçao em geração. Após o assalto, chegou em casa e triste disse para sua mãe o que havia ocorrido e sua mãe sabiamente disse: Filho vamos orar e agradecer a Deus por varios motivos: 1º levaram o relógio, mas não sua vida. 2º agradecer que esta foi a primeira vez que havia sido assaltado 3º que você não era o ladrão.

    Rê, é claro que ninguem vai agradecer que ser assaltado, porém temos que estar certo, Deus sabe o que é melhor para nós mesmo que não entendemos o motivo imediatamente.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. É muita sabedoria para uma pessoa de 30 anos.

    Renato, você não imagina como a gente está aprendendo com suas palavras, com suas colocações. Mudando de assunto hoje lembrei nossa tradição:bombons, você se lembra? Quando você vir, a tradição vai continuar, tá?
    Parabéns, parabéns, só bens.

    Beijão pra tia Sílvia e pra você.

    Tio Pedro e Tia Maria Helena

    ResponderExcluir
  10. Renas,

    Muito Querido,

    Ainda não Desisti de te dar os parabéns pelo Skype.Ô Coisinha complicada !!! Vou continuar tentando. Se Não conseguir, Aqui Ficam meus abraços e de todos aqui de casa...

    Amamos Você, Balzaquiano !

    Parabéns para você Também, Vó Santinha !!

    Rosa,Gandhi & Cia

    ResponderExcluir
  11. Nervos, feliz aniversario.

    Parabéns.

    Acho que seu mau humor tem aquele lance de inferno astral do aniversario, ainda mais potencializado pela atual circunstância. Mas enfim, vc é o campeão da superação, e vai tirar de letra de novo.

    O comentário do Raul foi muito bem colocado. Tem diversas musicas para vc se espelhar, então, tente outra vez.



    Timao na liderança e por aí vai.

    ResponderExcluir