sábado, 26 de março de 2011

PARTE 5

Oooba!
                Todo mundo bem por aí? Por aqui, hoje tem menos novidade que ontem. Nenhuma! heheh Está tudo na mesma. O que incomoda é estar bem, com tudo certo, mas ainda aqui, e não com vocês aí no Brasil! Está cada vez mais difícil lidar com essa distância! De resto, não poderia estar melhor! Então vou continuar o assunto de ontem.
                Essa estrutura a que me referi é muito importante. Sem ela não existe força individual que sobreviva. Essas pessoas que eu encontrei segunda-feira são exemplos muito práticos disso. E eu também. Eu tive tudo o que uma pessoa, na minha situação, precisa. Na verdade, fizeram até mais do que isso! Acho que fiquei no lucro!
                É tudo muito difícil numa situação dessas. Envolve muita coisa. E a forma como se encara as dificuldades, é mais importante do que a própria dificuldade em si. Por isso que fico repetindo: Não fui eu que venci isso tudo. Fui eu mais toda essa estrutura, que ficou o tempo todo ao meu lado! Quando eu falei de cada uma dessas pessoas, a idéia não era homenagear. Bom, a princípio, não era. Mas acabei me empolgando, e aproveitei pra declarar, sim, toda minha admiração, mostrar pra todo mundo o quanto eles foram, e são, importantes. Só assim minha vida poderia ter seguido da forma que seguiu. Mas a idéia, quando eu comecei a escrever, era mostrar quanta coisa foi feita pra mim. O tanto que eu tive de ajuda. E, principalmente, que é inviável, literalmente impossível, encarar um problema de saúde desses, sozinho. Essas pessoas me deram os recursos necessários pra poder lutar. Se não, eu poderia fazer o que fosse que não ia adiantar!
                Viver tudo isso, sentir a importância dessa estrutura, e ver a dificuldade de lidar com isso sem ela, me fez pensar muito. Acho que seria o caso de eu dar de volta pro universo tudo o que eu recebi! Eu preciso usar isso que eu vivi, todas as coisas que aprendi, o que observei. Por exemplo: Tem uns sentimentos que me fizeram mal, que eu gostaria de evitar em outras pessoas. Por outro lado, senti miuta coisa boa, que me ajudou a seguir! Foram três anos muito intensos. Ganhei muitos fios de cabelo branco. E tenho muito orgulho deles. Acho que, se eu souber usar esses fios, posso tornar essa caminhada menos difícil pra outras pessoas. Gente que não teve a mesma sorte que eu tive.
Agora preciso fazer um parênteses. Meio longo, mas... rs. É o seguinte: Uns anos atrás, depois de muito tempo pensando, me dei conta que não teria futuro como publicitário. Não pela profissão em si, mas sim porque eu não estava feliz. Eu estava trabalhando havia uns sete anos em agências de publicidade. Mas me sentia meio peixe fora do aquário, sei lá. Era bem difícil acordar de manhã pra ir trabalhar. Eu ficava o dia inteiro esperando a hora de ir pra casa. Aquela coisa... só reclamava! Ó vida, ó céus! rs Como se alguém fosse resolver meus problemas, sem que eu não tivesse que me mexer. Bom, depois de muito tempo tomando coragem, pedi demissão! Eu não queria chegar, sei lá, aos cinqüenta anos, todo frustrado e arrependido.
Eu estava meio confuso, mas sabia que queria algo no Terceiro Setor. Eu havia feito alguns trabalhos com instituições, enquanto publicitário, que me deram muito prazer. A idéia de trabalhar integralmente com isso me empolgou! Decidi ir pra fora do Brasil. Fazer uma um curso nessa área, me preparar. Cheguei a ver vários cursos interessantes. Estava com a passagem na mão, mas aí fui internado pela primeira vez e começou a epopéia. E tudo virou uma bagunça. Meus planos “gringos” se tornaram inviáveis. Passei, então, a ir atrás de cursos por aqui. Mas não poderia fazer uma pós-graduação, por exemplo. A minha rotina e saúde atrapalhavam. Então passei a fazer uns workshops, vários cursos mais rápidos, quando me sentia bem. Mais focados em captação de recursos. Achei que, nessa “parte” de uma instituição, eu poderia ajudar usando minha experiência profissional. E paralelamente a isso, eu ia mandando currículos e indo a algumas entrevistas de emprego nessa área. Em 2009, feliz por estar me sentindo razoavelmente bem, eu comecei um curso de três meses no CEATS, na FIA-USP. Era sobre Responsabilidade Social e Terceiro Setor. Nunca gostei tanto de ia pra aula! rs Além dos professores, havia os alunos, muita gente interessante, um clima legal. Eu me sentia muito bem ali! Fiquei muito feliz, até aliviado, por sentir que estava na direção certa!
Mas, pouco antes de acabar o curso, eu tive aquela cirurgia em que extraíram todo meu intestino. Aí complicou, né! Foi um ano em que foi mais difícil pensar além da minha saúde. Minha vida estacionou. Mas eu tentei continuar. Tinha que seguir daquele jeito, já que não havia a perspectiva de transplante. Então falei com o pessoal do curso, pra poder concluir. Eles foram super legais. Quando eu quisesse, era só falar que eu poderia entrar em outra turma, numa boa. Mas eu nunca me sentia seguro pra ir. Aquela bolsa me incomodava muito, era difícil lidar com aquela situação no meio de muita gente. Ainda mais no meio de uma aula. Teria que levantar muitas vezes, atrapalharia todo mundo... Aquela bolsa enchendo, ardendo... Ih, seria um desastre! rs
Lá pra julho do ano passado, fui chamado para uma entrevista na APAE-SP. Eu havia deixado meu currículo lá, um mês antes . Eu não podia deixar passar essa oportunidade! Dei uma ripa na lataria e fui. Foi uma aventura! Borseta enchendo antes de a mulher aparecer, eu correndo pro banheiro, depois ela começou a arder... Durante a entrevista a borseta até que se comportou. Mas não rolou. Hoje eu vejo que não era pra ser. Mas o simples fato de, no meio daquele furacão, eu ter conseguido fazer essa entrevista, me fez bem. Pra auto-estima, pra tudo... foi importante!
Eita, esse “parênteses” ficou muito extenso!  Então, por ser um cara compreensivo, eu termino amanhã! heheh Senão ninguém aguenta! Ainda mais num sábado. Dia de churrasco, barzinho sentado na calçada, passeio no Ibira, uma praia... Aliás, hoje está um belo sábado de sol aqui. Pena que está – 1 grau! rs
É isso aí, um beijão pra todo mundo!

2 comentários:

  1. Ô Renas,no 'melhor da festa' vc encerra o post??!! A gente não fica cansado de ler,não!!Ao contrário...!!!
    ...E pelo visto,vc tem altos planos,hein?!Pó contá tudo,que nóis qué sabê!!!rss
    Mantenha o foco nestes projetos,daí fica mais fácil esperar pela volta(que,diga-se de passagem,tá cada dia mais próxima)!!

    Fiquem com Deus!Bjks pra vc e pra Santinha!!
    kamila

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida você “saberá usar seus fios de cabelo branco” para ajudar muita gente. Alias, já começou. No próprio blog “apareceram” pessoas com caso semelhante ao seu e, além disso, todos nós que acompanhamos sua Epopéia, aprendemos muito e reavaliamos vários conceitos...

    Valeu!!!

    Pe.

    ResponderExcluir