sábado, 19 de março de 2011

PARTE 3

Oooopa!
Agora sim! Diretamente do sofá da sala! É, alforria! Depois de um mês internado, estamos em casa novamente. Muito bom! Me deu uma sensação de paz, sem ninguém entrando toda hora, remédios na veia, hora pra isso, hora pra aquilo. Isso cansa! Vou dormir a noite inteira, numa cama de verdade... Chegamos aqui umas oito da noite. Segunda-feira voltaremos para uma consulta com o Rodrigo. Vamos ver como as coisas evoluem. Falaram que eu só preciso continuar assim, do jeito que estou, que eu nunca estive tão bem e tal. Me animei!
Vou então continuar o post anterior, a Parte 2. A Jack viveu como nós seis esse sofrimento. A gente brinca que, tadinha, ela não sabia onde estava se metendo quando resolveu ficar comigo! rs É, porque, assim como todo mundo, deu uma parada em muita coisa na vida. É até difícil explicar a importância dela. Ela foi uma pessoa que me manteve ligado ao mundo. Sempre me puxando pra sair, pra fazer coisas, incentivando. Só não ia em casa quando não podia. E eu sempre ganhava o dia com o sorriso dela chegando. Sem ela, eu ficaria muito isolado... Meio solitário, mesmo. É difícil explicar... Mas, um exemplo que me veio a cabeça: imagina todas as noites de sábado e sexta-feira vendo tv, sozinho! Mas ela estando junto, pronto, eu estava bem. E pouquíssimas vezes eu conseguia sair pra algum lugar.
Ela me ajudou muito a lidar com uma tristeza que eu tenho, que vem dessa falta de contato com o mundo. E foi algo inevitável, por tudo aquilo que rolou nesse último ano. Mas eu não sou uma máquina de recuperação. Quantas vezes não ouvi “ah, você tem que ver isso como uma pausa na sua vida, pela sua saúde!” Beleza, concordo. Já tentei me reprogramar dessa forma. Mas não é assim, né! Não dá pra fingir que o mundo não existe. O que eu sinto e penso, segue. Tenho planos e vontades, como todo mundo. E nada lá fora para pra me esperar! Isso é muito aflitivo, dá uma ansiedade absurda! Muitas vezes, isso virava, e ainda vira, resignação. É aquilo que já falei, acho que até demais, mas é fato: cansa ter que ser forte o tempo inteiro! Mas a Jack não me deixava parar, perder tempo.
Com ela, consegui manter meu amor próprio, não me sentir um doente incapaz, inútil, e entrar em depressão. Eram sentimentos que as vezes tentavam me pegar. Mas que sempre fugi. As vezes não conseguia. Mas ela estava sempre lá, tirando força não sei da onde pra me levantar. Enfim, por mais dificuldades que meus problemas trouxessem, a gente sempre teve um sentimento muito forte um pelo outro. E a energia que vinha desse amor foi mais que essencial pra eu conseguir atravessar isso tudo.
Meu pai foi o responsável, principalmente (pois fez muita coisa mais!), por resolver todos os pepinos. E foram inúmeros, coisas jurídicas, burocracias, empresa de home care querendo se dar bem em cima da gente, ações pelos nossos direitos junto ao governo. Juntou os recursos e condições pra permitir minha vinda. Foi ele, sozinho, que permitiu que eu tivesse acesso ao Rodrigo Vianna e sua equipe. O Paulo Hoff passou o telefone, é verdade, mas eu me refiro agora ao acesso. E era simplesmente o melhor cirurgião de transplante de intestino e multivisceral do mundo. E não sou eu quem está falando isso, não. Rolou um congresso no Brasil, com toda a galera dessa área, e ele foi apresentado assim. Sem o seu Luiz, no mínimo, seria muito mais complicado, se não inviável.
Ele me deixa muito tranquilo, despreocupado dessa parte da história. Ele só vinha falar comigo pra pedir documentos e dar as boas notícias. Se não me engano, tudo o que ele foi atrás, ele conseguiu! Ele sabe tudo! E o que não sabe, vai atrás. Até com problemas no Detran ele me ajudou! Dei trabalho pra ele, coitado! Acho até que ele envelheceu mais rápido nesses anos. E ainda veio passar um mês aqui com a gente. Se ele não tivesse vindo seria muito mais difícil lidar com essa ansiedade. E é difícil pros meus pais, também, acho que eles nunca haviam ficado mais do que vinte dias longe. E ficar longe por esse motivo, ainda por cima! E, pra minha mãe, a cama estava muito grande, né! Ainda mais essa do flat! rsrs
E o que posso falar da minha mãe? Por onde começo? Na verdade, ela vai precisar uns quinze posts pra eu explicar toda sua importância. E daqueles longos! Agora vou tentar ser mais sucinto. Primeiro no São Luis, enquanto todo o corpo médico praticamente afirmava, com todas as letras, que eu não sobreviveria, ela ficava lá, com meu pai, passando energia pra mim. Idéia dele! Colocava a mão em cima da minha barriga e quase caía no chão, pois se sentia fraca. O que mostra que realmente estava passando muita energia pra mim. As inúmeras noites em hospitais e UTIs, ela foi a que mais fez companhia. E o ano passado, então? Virou enfermeira, acordava de madrugada pra trocar a parenteral... E nunca vi uma enfermeira ser tão cuidadosa. Se comparar com as do home care então, meu Deus! Ela deveria até dar aulas de higiene e tal. De verdade.
E esses últimos sete meses, quase, que estamos aqui nos EUA. Ela abdicou da vida dela. Deixou de ter vida própria, até de pensar mesmo em si mesma. Ela vive em minha função. Eu emagreço, ela emagrece junto. Faz qualquer coisa que eu pedir. Isso quando não advinha o que eu quero. Já se dedica há três anos, mas agora é integralmente. Ela negaria, se eu falasse isso pra ela. Quem a conhece, sabe! Mas é fato. Nem vou começar a falar tudo o que ela fez e faz por mim aqui, isso fica pros quinze “Posts Especiais Minha Véia”. E tem o lance da energia vital, que me salvou nas vezes que minha vida estava em grande risco. Claro, todo mundo foi essencial nessas horas, gente que eu nem conheço rezou por mim. Algo que nunca vou conseguir agradecer totalmente! Mas sem a sua energia da minha mãe, nada adiantaria, eu não passava nem do São Luis! Pra mim, ela é o centro de tudo. Ela fez e representa tanta coisa, que eu até me engasgo tentando descrever. Não dá! Aliás, quando voltarmos ao Brasil, vamos dar uma geral na minha véia. Devolver toda essa energia que ela tem gastado. Ela está merecendo um tratamento especial, tão especial como ela. É, porque, por mais que ela tente se mostrar sempre bem, ela é a que mais sofre com tudo isso. Acho que tirando o físico, ela sofre mais que eu! Mãe é mãe, né! Ainda mais a minha!  
                 Mas então beleza! Vou dormir! Amanhã continuo! Um abração, com muita saudade, pra todo mundo!

8 comentários:

  1. Cara, sempre me emociono quando leio seus textos. Sério, acho que isso daria um livro daqueles bons.
    Parabéns por essa força de vontade imensa, eu não teria a metade dela.
    Abs.
    Fe

    ResponderExcluir
  2. Você era mídia ou redator?
    Acho legal você passar pra frente todo esse sentimento, e fico contente que vc esteja bem melhor.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Nós todos aqui de casa te amamos, viu?

    Estou sendo repetitiva? Fazer o quê? Nós te amamos mesmo; E tbm a essa linda família Badran Consoni que a Vovó Santinha e o 'Seu' Luiz formaram.

    Chorar de alegria e orgulho?! É o que estou fazendo agora. Muitos beijos chorosos e, com todo respeito, um bjm na bochecha do SANTINHO RODRIGO.

    Até muito breve, queridos! Tia Rosa

    ResponderExcluir
  4. Rê, sempre estive aqui e sempre estarei; meu amor por você é algo muito especial que transcende tempo e espaço e é um sentimento que me faz bem!

    Quem iria imaginar tudo isso? Mas, o universo nos traz aquilo que precismos vivenciar, é preciso coragem pra seguir em frente e, isso não te falta. Tento me inspirar em você e conto os milésimos de segundo pra te reencontrar e te abraçar e, simplesmente, estar ao seu lado: você bem e feliz, eu bem e feliz também. A gente merece.

    Manda um beijo pra Dona Sílvia, pra sua família toda.

    Pra você muitos mais beijos e abraços e só nós dois e esmagas, nariz no olho, raspa coco, coceirinha, contemplas...
    Jack.

    ResponderExcluir
  5. Que bom que vc saiu do hospital Rene!! Foda esses seus comentários sobre a família. Me emocionei mais uma vez!
    abs e boa semana!
    Glauber

    ResponderExcluir
  6. Isso Rene,

    vc é um Guerreiro, alías todas as pessoas que estão com vc, mãe, namorada, pai, irmaos... Não sei nem o que falar, vc é um exemplo pra todos nós.. Força Mano, Vai Curinthians, volta logo pra irmos no jogo do TIMAo.. abs.

    Matheus

    ResponderExcluir
  7. Grande joselito Gonçalves Alba de Oliveira.

    Boa, a gente tá junto nessa mesmo, e sempre vai estar, é natural esse meu jeito de ajudar, não saberia estar de outro modo....É bom saber que sou legitimo nesse lugar para vc. valeu pela confiança.acho que trabalhamos bem juntos. rssss. e claro, com uma equipe profissional, a grande produtora Dona Silvia, que arrebenta produzindo Set de alimentação, compras no geral, orçamento e transporte, uma risada linda, piadinhas melhores que as suas, e uma energia sobrenatural. Aí fica facil.

    Mas é isso. tô feliz pra caralho por vc. E por nøis. Fizemos sucesso aí no hospital. Os malucos que não dormiam nunca. Caminhadas clandestinas na madrugada.sem arvores de natal o enquadro é mais constante.Idas descalças na cafeteria. E ameaças de dedos caindo.

    Aprendemos muito nesse processo e hoje somos uma familia unida mesmo, totalmente transparentes no que somos e sentimos um pelo outro. É tão dificil conquistar isso de verdade.
    Não que já estamos resolvidos nas relações familiares, tem muito trampo ainda, mas já caminhamos muito nessa direção.
    Já conversamos muito disso nesses roles muito locos no hospital,né.

    Essa eterna busca do que somos.

    Temos muito mais que orgulho de vc, Maestro.
    E somos o que somos.
    O grande Mestre Seu Luiz. A nossa Santa Dona Silvia. Dani. Teteia. Du. Rê.
    Coisa Linda.

    Agora é se concentrar em você que não tem erro, já era. conseguimos.
    Quando eu sai daí , senti que vc tava confiante, o que me deixou tranquilo de voltar para o Brasil e muito feliz por ter ficado esses dias aí.
    é isso aí. Esse é o lugar.

    grande abraço.
    seu sempre orgulhoso irmão,
    du

    ResponderExcluir
  8. grande renervos (irmão)
    de fato você é o cara! eu sei eu sei, tal título incomoda e tal... mas quando a gente tinha esgotado as expectativas você faz uma homenagem para seus querido de "quebrar o c*" me desculpem o francês... fico feliz por você e sua querida mãezinha (que mulher !!!) seu grande pai... e no fim, você é f888!!!!! muito orgulho... a samaro (simbolicamente) te espera!!!! vai curintia!!! gorba

    ResponderExcluir