quarta-feira, 23 de março de 2011

Ooooba!
Tudo certo por aí? Por aqui, está tudo indo bem! Segunda-feira, fomos ao hospital pra uma consulta com o Rodrigo e o pessoal todo. Não sei se falei antes, mas, em todo encontro, é praticamente a mesma equipe. O Rodrigo, o Thiago, que é o outro médico da equipe dele, a Lauren, coordenadora, e a Tracy, que é nutricionista. Tem várias outras pessoas, mas, na grande maioria das vezes, são eles. E também, eu não tenho idéia de como se escreve o nome deles! Heheh Eu me pesei, e deu que emagreci. Mas tranquilo, o Rodrigo falou que era esperado. Aquele peso que eu estava era irreal. Em parte, por causa da cortisona que eu estava tomando. Ela faz você reter líquidos e ficar meio inchado, o que aumenta o peso. Ainda bem que eu perdi boa parte desses líquidos.
No mais, não teve muita novidade. Ele nem se importou com o meu peso, só queria saber se eu estava comendo. Isso é o que importa. Além de a nutrição estar suficiente, o importante é manter o sistema digestivo funcionando. Assim, o estomago é um órgão que trabalha muito, se expandindo, retraindo... É uma bolsa musculosa. Então ele tem que treinar. Literalmente, mesmo. Se ele fica parado, como ficou no meu caso, ele não tem forças pra fazer sua parte no processo, que é preparar o alimento pro intestino. No meu caso é muito importante, porque eu não tenho o intestino grosso. Nesse caso, o delgado acaba “sobrecarregado”, então quanto melhor o estômago preparar o terreno, mais fácil fica o resto da digestão. Com o tempo (vou perguntar pra ele quanto), o intestino delgado começa a fazer a função do grosso. Enquanto isso, eu tomo uns remédios pra auxiliar. Um deles estimula a musculatura do estômago, e o outro ajuda a reter líquidos. Isso seria a função do intestino que não entrou no pacote do transplante. Então, acho que por isso, também, é importante eu comer bem. Não apenas pra ganhar peso. Quanto mais eu comer, mais rápido me recupero, e menos remédios tomo.
Eu até fiz uma tabelinha pra me organizar, porque a cabeça não dá conta de tantos horários e remédios. Pelo menos a minha, não! Achei legal colocar aqui no blog. Além de dar uma de organizado (falou então, né! rs), acho legal pra mostrar um pouco de uma parte importante do processo de recuperação de um transplante. De repente ajuda a entender um pouco a complexidade. Imagine o tanto de pesquisa envolvida pra chegar a esses remédios, que são soluções, na verdade, para apenas alguns dos obstáculos encontrados para viabilizar esse procedimento. Por isso a importância de o médico especialista em transplante ter tempo pra estudar. Muito! Ir atrás dessas soluções. Ele tem que estar se atualizando sempre, sobre as pesquisas, possibilidades, novas drogas. A medicina evolui rápido, né. Ele tem que acompanhar, senão, o tanto que ele se dedicou até ali fica pra trás, ultrapassado. Aí vem questão da estrutura. Precisa de um salário que permita a ele ter essa tranqüilidade, para estudar e pesquisar. Sem precisar se preocupar em fazer dez cirurgias de apêndice, de vesícula, por dia, pra fazer dinheiro. Isso não sou eu quem está dizendo. Aliás, nem poderia falar sobre isso, pois não tenho tanto conhecimento sobre. Mas espero, mais pra frente, falar melhor esse assunto. É um dos pontos mais importantes, pra mim, nisso tudo. Isso porque, no Brasil, parece que estamos no caminho errado. Ou não, sei lá. Talvez estejamos apenas mais longe do que pensamos. Mas é essa distância que me dá medo. O que poderia acontecer com as pessoas durante essa caminhada...
Mas enfim, uns seis desses remédios eu já paro de tomar em até uns vinte e cinco dias. Nem todos são por causa do transplante, especificamente. Tem um que é para a infecção urinária que eu peguei. Mas em uns seis dias eu paro. O mais importante é o Prograf. Esse eu tomo pra sempre. A não ser que eu seja muito, mas muito trouxa! E, em mais ou menos um ano, eu fico só com o essa medicação. Tranquilo, dois comprimidinhos de manhã e dois a noite! Eita, tomo com sorriso no rosto!
 Ah, um lance engraçado que eu fiquei sabendo pelas enfermeiras nessa última internação. Nos meus últimos três dias lá, todo mundo que aparecia no quarto falava desses playoffs finais que tinham começado na NCAA, a liga universitária de basquete dos EUA. Dali que os caras saem pra NBA, né. Meu, os caras são apaixonados por essa parada. Chamam de March Madness. Todo mundo perguntava “você está assistindo aí?” Eu ficava até sem graça de falar que não gostava muito de basquete. “No Brasil, no esporte mais popular é o futebol. Na verdade é no mundo inteiro. Só aqui que é esporte só de mulher, porra!” Brincadeira, as duas últimas frases ficaram quietas, na minha cabeça! Heheh Nada contra as mulheres, hein! Mas é que eu lembro de quando eu fiz intercâmbio. Os meus amigos me enchiam o saco, dizendo que era esporte de mulher, coisa de “little girls” e tal. Lembro de um amigo meu, que falava que o Ronaldo era fraquinho. Isso em 97, 98... antes que você se assuste com essa afirmação! Eu respondia que futebol americano que era tosco. Pô, tem que colocar uma porrada de proteção pra sair dando cabeçada em outros caras gigantes. Qual a graça! E muitos são gigantes de gordos, não de fortes! Falava que era esporte só pra rico, porque tinha que ter um monte de equipamentos. Vixi, eu falava um monte... enchia o saco dos caras! Mas em legítima defesa! Heheh Com meus 15 , 16 anos, isso era super importante! E olha a cagada, eu assisti a final da Copa de 98 lá! Imagina só!
Mas um lance que eu acho nada a ver, de verdade, é uma “mania” dos americanos. Por exemplo, futebol americano só tem aqui, né. E quem ganha é chamado de campeão mundial! Como assim? Só rola aqui! O campeão de baseball dos EUA também. Vira, automaticamente, campeão do mundo! É o vencedor da famosa World Series! Será que o campeão da NCAA se torna o campeão universitário mundial? Como diria meu pai: “Pode um negócio desse? Não, de verdade, diz pra mim, pode?” heheh Dá pra pensar em vários motivos, eu acho! Um deles, talvez o mais ingênuo, é que dá uma conotação maior de grandeza ao evento, né. Aí, quanto maior o show, mais pode se cobrar, e mais grana gera, né. Mas nem vou entrar nisso, senão fica muito extenso esse texto! heheh
Só pra fechar o lance do basquete, que eu estava falando. Indiana é um estado tradicional de basquete, está com várias universidades nos playoffs. E olha o que eles fazem: Como todo mundo aqui é fanáticos por esses jogos,  durante esse March Madness são bloqueados, em todos os computadores do hospital, os sites que transmitem, ou dão notícias, desses jogos. Pra evitar que os funcionários, os médicos, o povo todo, fiquem assistindo! Por isso que todo mundo me perguntava se eu estava assistindo. Estavam, praticamente, implorando pra eu ligar a TV pra eles poderem ver algum jogo! Depois fiquei pensando: Será que antes de bloquearem deu alguma merda, sei lá, por causa disso? Ou já bloquearam os sites logo que surgiu a internet no hospital? heheh Sou curioso!

É isso aí, vou dormir! Um beijo grande, com uma saudade maior ainda, pra todo mundo! Ah, e segue a tabelinha! Agora têm mais dois comprimidos, os antibiótico que estou tomando. Então, por dia, são trinta comprimidos para meus trinta anos! Chega a ser até poético isso, né! heheheh E a tabela deu uma desformatada quando eu colei, mas beleza! Vai curintia!
 
DOSE / DIA
HORÁRIOS
ÚLTIMA DOSE
10H
13H
17H
22H
1H
4H
ASPIRIN 650mg
650mg / 1 vez 







CIPROFLOXACIN 500mg
500mg / 2 vezes






26/3 - 22H
CITALOPRAN 20mg
20mg / 1 vez 






18/abr
COUMADIN 2mg
2mg / 1 vez 







FERROUS SULFATE 325mg
325mg / 1 vez 







FLUCONAZOLE 100mg
100mg / 1 vez 







FLUDROCORTISONE 0,1mg
0,1mg / 1 vez 






18/abr
LOPERAMIDE 2mg
4mg / 4 vezes 







MIDODRINE 10mg
10mg / 3 vezes 






18/abr
MULTIVITAMIN
 1 vez 







OMEPRAZOLE 20mg
20mg / 1 vez 







PREDNISONE 5mg
 1 vez 






20mg  26/03
10mg  02/04
5mg  09/04
PROGRAF 1mg
2mg / 2 vez 







RITALIN - ALEGRIA 10mg
20mg / 1 vez 






18/abr
REGLAN 10mg
10mg / 4 vezes 






18/abr
VALCYTE 450mg
900mg / 1 vez 







ZINC SULFATE 220mg
220mg / 2 vez 







6 comentários:

  1. Oi,queridos!!
    Que bom que estão em casa e que tá tudo bem!!!
    Tabelinha poderosa esta sua,hein??!!! Quer dizer que o 'alegria' se chama Ritalin,é? Será que é parente da Rita Lee?????!!!!...sim,eu tbm faço piadinhas legais...é de família!!!rss

    Não fique tanto tempo sem dar o ar da graça,ok??
    Fiquem com Deus!Bjs pra vcs!
    Kamila

    ResponderExcluir
  2. É mesmo, Renas...dessa vez vc extrapolou... vê se não fica mais tanto tempo sem postar... Sabe o que cheguei a pensar? que vc já estaria todo e todo no avião, a caminho do Brasil. Beijão pra Irmãzinha Santa e todo meu carinho pra vc. Tia Rosa.

    Ah, já ia esquecendo de dizer que amo vocês...Nunca tinha te falado isso, né?!

    ResponderExcluir
  3. Primo, tô sentindo segurança nesta reeducação alimentar!
    Imagino que vc deva estar se alimentando nesses dias como se a comida fosse mais um ítem obrigatório da tabelinha dos remédios...sei lá, 1 prato de 8/8h!
    Sei que comer sem fome não é fácil...mas desta vez tenho a impressão de que, justamente por não ser novidade, esta etapa de voltar a alimentação oral ficou uma tarefa mais simples!
    Saudade!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, queridão!
    Faz um tempão a última vez que escrevi. Pode até parecer que eu nem lia mais. Nd disso. Continuo lendo sempre sempre. Ocorre que em geral o faço pelo celular no bus indo ou voltando do trabalho. e pelo cel é uma naba conseguir escrever. já aconteceu várias vezes de eu escrever td o comentário e simplesmente dar erro no envio.
    Aproveitei que estou na frente do pc e resolvi escrever. Pra te lembrar que podes contar com minha corrente de energia positiva.
    Beijo Grande
    Te gosto mt. Dedicação ae que te esperamos daqui pra festa da tua volta.

    ResponderExcluir
  5. Faaala Renas!!!

    É remédio pra caramba, deve ser isso que tira seu apetite (note que a maioria é antes do almoço ou do jantar) - rsrsrs.

    Sobre os norte americanos, acho muito interessante/curioso ele lance deles se acharem o “centro do mundo”. Mas, convenhamos, tem coisas que eles são mesmo (como você disse, sem ser paga pau).

    Falando nisso, o Obama teve aqui Brasil esses dias. Trouxe a família toda, isso não exclusividade de “político Brasileiro”. Conversamos muito rápido, mas ele me pediu para dizer que acompanha seu Blog, está muito feliz pela sua incrível recuperação e que a Michelle quer conhecer a Tia, pois a admira muito (Isso não exclusividade dela, né?!!!).

    “Vortem logo”!

    Pe

    ResponderExcluir
  6. Até que sua tabelinha ficou boa, hein?

    Isso ae, coma direitinho para deixar o teu estomago bem treinado para a Picanha, Linguiça, torresmo, etc...

    Abraço,

    BZ

    ResponderExcluir