terça-feira, 15 de março de 2011

EPOPÉIA 17

Ooooopa!
                Tudo certo por aí? Por aqui as coisas estão seguindo um caminho que eu permito considerar bem promissor. Não gosto nem de falar, aquele lance de ficar quieto pra não dar azar! Heheh Mas vocês não imaginam minha alegria de estar comendo bem, de novo. Eu estava com muito medo, pois, da última vez, eu demorei quase três meses pra voltar a comer normalmente. Pensava: “Se eu demorar esse tempo todo de novo, eu não vou aguentar!”. Aí batia aquela tristeza difícil de lidar. Mas, de repente, quase que de um dia pro outro, eu voltei a comer como antes da cirurgia. Sei lá como, mas passou o enjôo e tal, e pronto! Aí o Rodrigo veio aqui hoje. Estava bem tranquilão. Como já falei antes, isso é bom sinal, pois ele só fica assim quando estou bem. Caso contrário, ele fecha a cara. E ele estava bem animado hoje, aí fiquei animado também. Mas não vamos embora amanhã. Isso porque a parenteral não pode ser descontinuada de repente. Tem que ir tirando aos poucos, o que leva alguns dias. Ele acha que devo ir embora entre quinta e sexta-feira. Ah, e o mais legal: não vou mais precisar do tubo no nariz! Animal, né!
Mas beleza, a data que eu estou mais preocupado é a da volta pro Brasil. E com a parenteral por mais tempo, eu acabo engordando rápido. Meu, nos últimos dias engordei mais de cinco quilos. Ainda estou muito magro ainda, mas está mais tranquilo. Eu estou tomando também um comprimido que eu chamo de “o alegria”. Heheh Porque eu estava muito bodeado, dormindo o dia todo. Bem deprê, mesmo, muito mal humor. Sei lá o que é esse remédio, mas ele me tira o sono e dá uma pilhada. Eu fico super conversador! As vezes é importante ter um empurrãozinho. Mas, na verdade, foi a primeira vez que eu tomei um lance desses, eu acho. É que dessa vez foi bem complicado, eu fiquei muito pra baixo (como já falei um monte de vezes, né!). Eles deram isso depois que perceberam que ninguém conseguia me fazer levantar e caminhar. Vinha médico, enfermeira, todo mundo tentando me convencer. De todas as formas possíveis. Mas ninguém conseguia. Lembro que quando eu tomava a morfina ainda, as enfermeiras vinham com propostas do tipo “só te dou esse remédio se você for andar!” Ah meu, aí que eu não levantava. Só de birra! Mesmo estando com uma dor forte. Argumentava e enchia o saco até convencer a darem na hora que eu queria. E quando eu sou chato, eu sou bem chato, né! heheh 
Bom, mas é isso aí, as coisas estão indo bem, o lance agora é torcer pra continuar assim. Sem nenhuma zica, né! Agora vou falar um pouco mais da epopéia. Eu saí do hospital e, no começo, não conseguia comer nada. Lembro direitinho de uma vez que minha mãe comprou esfihas. É, porque ali começou meu reinado! Heheh O que eu pedia minha mãe dava um jeito de fazer ou comprar! Fala aí, vida de rei, né?! Tadinha, minha véia fazia de tudo pra me ver bem. Fazia não, faz ainda. E muito! Mas então, aí eu fui comer e parei na metade da primeira esfiha. Pois é, não consegui comer nem metade de uma esfiha! E como não estava com parenteral nem nada, tive que tomar aquelas deliciosas nutrições, por boca mesmo. Nossa meu, era horrível! E impregnava a boca, tinha que escovar o dente 39 vezes, fazer 13 bochechos (é assim que escreve, sim! Bocejar é de sono, burrão! heheh) com listerine. Fio dental não precisava, era líquido, né. E não era Sustagem, não. Eram uns lances bem mais punk, power, plus, mega, vai curintia! O que eu achava engraçado eram os sabores: capuccino, ameixa... Meu, porque os manés não faziam de chocolate, morango, baunilha... sei lá, uns sabores mais normais, com mais chance de agradarem aos infelizes que tem que tomar aquilo? Parece que fazem de propósito! Mas eu usava minha técnica. O lance era tampar o nariz e mandar ver, numa golada só! Aí virava um copo de suco e corria pra escovar os dentes.
Quando eu voltei a ter apetite, eu comecei a comer de tudo. O máximo que eu conseguia. Acho que eu já contei isso aqui no blog. Mas acho legal falar de novo, porque é parte importante da epopéia. Eu comia muito, já que na última cirurgia isso funcionou bem. Só que dessa vez eu não tinha 90cm de intestino. E justamente a parte responsável por absorver líquidos. Resultado? É, esse mesmo. Nos primeiros dias, eu ia umas 8 vezes no banheiro. Só de noite! O dia todo dava umas 15 vezes. Sério! Era foda. Não dormia, não podia estar em lugares sem banheiro. E isso exclui muita coisa. Não dava pra ir em e jogos do Curintia! Pra viajar era complicado. No réveillon de 2009 pra 2010, eu fui com a Jack, a Fê, o Dú e a Lígia pra Guarda do Embaú. A gente já estava combinando essa viagem muito antes da treta toda. Era muito importante pra mim. Eu quis porque quis ir. Lembro que era minha maior preocupação: como eu estaria na época da viagem. Perguntava pra todos os médicos, em todas as consultas. E a resposta era a de sempre, a mesma que eu sempre tive pra, praticamente, todas as perguntas que fiz sobre o meu futuro em relação a minha saúde, a evolução da recuperação e tal: “não dá pra saber, o seu caso é muito particular, é difícil determinar essas coisas. Pode ser assim, mas pode ser assado”. Legal, eu pensava. Resposta bem útil.
                Mas essa viagem foi bem complicada. Foi dois meses depois da cirurgia. Até lá eu já tinha me dado conta que não dava pra comer de tudo. Pastel com caldo de cana engorda, é verdade. Mas só se você faz a digestão e absorve alguma coisa. Agora, se você come e a comida acha que seu intestino é um tobogã, não adianta muito! Mas era difícil também saber o que era bom. Por exemplo, você imagina que salada e coisas integrais são ótimo pra o funcionamento do sistema digestivo, né? Mas nada, estimulam ainda mais, sendo que meu intestino precisava ficar mais calminho. Por isso que, sem generalizar, mulheres são mais fãs desses lances. Porque, mais uma vez, sem querer generalizar, muitas tem prisão de ventre. E sempre que eu perguntava pros médicos sobre isso, a resposta era aquela que eu falei. Aí eu fui dando um Google e lendo sobre o assunto, e me atentei bem a o que caía bem, e o que não. Mas continuei um assíduo freqüentador do banheiro. Ainda bem que nunca tive frescura nessas horas. No perigo, usava até o banheiro do Samaro, o botecão que sempre ia, perto de casa. Nessas horas, meu amigo, não há muita opção! É correr ou... ou a casa cai! Mas deu uma melhorada. De leve, mas deu. Fui percebendo as coisas. Foi aí que me liguei que o leite não era mais meu amigo. Foi triste essa separação. Já falei disso né. Mas sinto saudades até hoje.
                Mas era doido. Tinha dia que eu ficava sussa, e dia que eu ficava... não sussa. Percebi também que açaí caía muito bem, E é super calórico. E bem gostoso. Virou o protagonista da minha “dieta”, até tirarem meu intestino. Eu comia toda tarde uma tigelona. E eu que fazia em casa, colocava até mel. Delícia! Experimenta depois: açaí com mel, banana e granola! Mas voltando. Essa viagem foi bem difícil. Algumas vezes tive que correr da praia pra casa pra ir no banheiro. E eram duas praias sem acesso tão fácil. Pra ir em uma você tinha que pegar um barco pra atravessar um riozinho meio grande, e a outra tinha uma trilha. Não preciso falar da minha agonia nesses trajetos, né! Tinha dia que estávamos na baladinha e tal e eu tinha que correr pra casa. Cerveja é diurético, imagina só...
                Mas o pior dia foi no réveillon. Levei minha mochilinha com meu kit.... enfim, meu kit! Fomos pra Praia do Rosa. E lá a balada ia ser na praia, e pra quem estava disposto a gastar uma grana, tinha uma balada cheia das firulas, open bar e tal, atrás da praia, tipo pé na areia. A gente ia ficar na areia, junto com uma galera. Muita, mas muita gente. Mas chegamos bem cedo, antes de todo mundo. E eu fui nessa balada perguntar se poderia usar o banheiro deles durante a noite. Expliquei a situação e tal. Não colou. Até levantei a camiseta pra mostras as cicatrizes! Não colou. Provavelmente, os caras acharam que eu daria de malandrão. Entraria pra ir no banheiro e ficaria lá, bebendo de graça. Confesso que não sei se conseguiria sair de lá de mão vazia, olhando todos aqueles Black label no balcão. Mas juro que iria tentar! Aí o que me restou foram os três banheiros químicos limpinhos e cheirando a flores do campo que tinha na rua ao lado. É, prefiro nem lembrar do estadinho desses “banheiros”. Sem contar os bêbados gritando na porta: “vai logo ae, cagão!” É meu, rapadura é doce, mas não é mole não! Heheh Nada a ver, né! Mas eu sempre falo isso, nem sei porque! Culpa do imbecil que um dia falou isso do meu lado. Ou foi na tv? Não sai da minha cabeça, é pior que aqueles jingle chiclete. Aliás, quando vejo algum comercial com uma dessas musiquinhas, que você não consegue tirar da cabeça nem na hora de dormir, eu não compro o produto anunciado, nem a pau. Só de raiva! Claro pô, não me deixa dormir e ainda leva meu dinheiro! Falou então!
                Bom, por hoje é só, pe-pessoal! Heheh Senão vou ficar conhecido como o cara que escreve os posts infinitos. Se isso já não aconteceu! E no fim eu enrolo, enrolo e praticamente não saio do lugar, né, cronologicamente falando! É que eu vou lembrando das coisas e tal... Mas, eita, vou ver se nas próximas vezes eu foco mais! Um beijo pra todo mundo e continuem na torcida. Falta pouco! Vou fazer uns adesivos pra galera: “Eu acredito! O Renas vai ficar bonito!” Ãh ãh ãh? Boa vai! Ainda rimou! Heheh Ah, fazia tempo que eu não fazia uma piadinha das minhas, pô!

4 comentários:

  1. Olá,queridos!!!
    Tô gostando de ver,ops,de ler!!!!rs ...tá animadão,hein?
    As notícias tbm tão 'animadonas'!!! GrazaDeus!!!!!

    Renas,querido,vc faria um enorme favor pra sua prima querida????rss...É que eu fiquei interessadíssima pelo "alegria"...!!!!Será que não saem umas amostrinhas pros seus entes queridos???!!!kkkkkkk
    A turcaiada ia fazê a festa!!!!!kkkkkkkkk
    Brincadeirinha(mas que ia sê bão...ia)!

    Fiquem com Deus,bjs pra vcs!
    Kamila

    ResponderExcluir
  2. Aeeeee olha ele fazendo piadinhas!!!
    Ema ema ema seu forte eh a rima =)

    Eh isso ae! Como diria o grande mestre Cartola "A sorrir eu pretendo levar a vida..."

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. To com a Kamila, descola o “alegria” pra galera!!! Pode cancelar as demais encomendas e traga tudo em “alegria”... Rsrsrs

    Muito bom ver as boas novas e ver seu humor de volta. Já as piadinhas...... Boas como sempre!!!

    To acompanhando firme e forte os posts, só não comentei antes, pois to mudando de emprego, cidade... (depois te conto os detalhes, não é assunto pro Blog, né?).

    Estamos te esperando com muita “alegria” (viu? to aprendendo).

    Bjão pro c e pra Tia

    Pe

    ResponderExcluir
  4. hahahahahaha

    adoro as piadinhas! e principalmente as enrolações... consigo imaginar direitinho vc na praia do Rosa lotada! affff

    bom, vê se come direitinho aí, hein!

    quanto ao "alegria", acho quero entrar no pacote também! vc vai ficar "ricoooo"

    fica bem!
    bjs
    Ju

    ResponderExcluir